Estudantes nas ruas contra o aumento tarifário – 1º Dia

Tudo começou com a péssima notícia de que a tarifa nos coletivos da capital aumentariam de R$ 1,90 para R$ 2,10, começando a partir do dia 02 de Janeiro de 2011. Logo a notícia se espalhou, e grande parte da população ficou sabendo, e, logicamente, também os estudantes. Até que o DCE da UFPB divulga nota de repúdio sobre o aumento das passagens, afirmando que não foram convidados a participar do conselho tarifário, que aprovou com unanimidade o aumento das passagens.
Espalhou-se rapidamente pela internet a notícia de que haveria uma mobilização no T.I. Varadouro, com panfletagem e participação assídua dos estudantes. Ocorreu às 16:00 horas desse dia 29 de Dezembro de 2010. Foi visto no Centro Histórico escrito algo como esse banner virtual que encontrei na comunidade no Orkut da UFPB:

Banner virtual convidando a população para a manifestação

Daí, eu fui até a Integração do Varadouro para observar a movimentação, e se realmente iria ocorrer mesmo. Até que vejo um pessoal chegando já dentro do terminal, e não demora muito e vem alguns pelo lado de fora, prontos para invadir. Ao ver os manifestantes, os guardas do terminal tentaram fechar os portões, mas logo os que já estavam dentro foram ajudar os de fora a entrar, e não deu em outra:

Chegada dos primeiros estudantes na Integração

Alguns decidiram pular a cerca

E logo após a entrada dos primeiros, os guardas decidiram fechar todos os portões, resultando em pessoas desembarcando fora do terminal e um grande acumulamento de ônibus do lado de fora:

Portão de entrada dos veículos fechado

Todos já dentro, começaram a distribuição de panfletos com críticas ao aumento abusivo, e ao extra-lucro das empresas de transporte coletivo comparado com os gastos de um trabalhador apenas com passagem:

Estudantes e população juntos no protesto

E começando rumo ao Paço

E também a darem gritos de ordem e músicas improvisadas, com várias pessoas acompanhando:

Momento da música de protesto: “Quem não pula quer aumento, quem não pula quer aumento”

A ‘música’ que mais fez sucesso nessa manifestação foi uma dita por um usuário que estava já no terminal, e embalou vários momentos do manifesto:
“Boi boi boi
boi da cara preta
Se aumenta a passagem
a gente pula a roleta”
Saindo da Integração do Varadouro, os estudantes, acompanhados de algumas pessoas que estavam no terminal e decidiram acompanhar o protesto, dirigiram-se ao Paço Municipal, em busca de conversar com o Prefeito Luciano Agra sobre o tal aumento. Não atenderam na hora, e já dá pra imaginar o resultado depois disso:

Detalhe para o rapaz do lado direito da foto com os dizeres: “VOLTA SETUSA”

Estudantes mostrando cartazes à população nos ônibus

Aglomeração em frente ao Paço Municipal

Momento da entrada no Paço Municipal

Combinaram que, enquanto 5 representantes dos estudantes estavam conversando com alguém responsável dentro do Paço, de 10 em 10 minutos iriam todos para a rua, bloqueando assim a passagem dos veículos, caotizando mais ainda o trânsito da cidade, e assim, chamar a atenção de toda a sociedade para o problema do aumento tarifário:

Famoso “StreetBlock”: “Bloqueio de Rua”

Cruzamento da B. Rohan com Praça Pedro Américo

Grande fila de ônibus presos no engarrafamento

E no que deu tudo isso? Nessa quina-feira, dia 30 de Dezembro de 2010, às 14:00 horas, no mesmo Terminal de Integração do Varadouro, haverá outro protesto, saindo do terminal novamente em direção ao Paço Municipal, para lá ter uma reunião com representantes da STTrans, Prefeitura, e órgãos responsáveis.
Pela quarta-feira, ocorreu de, logo após terminar a pequena reunião, todos os presentes no manifesto, dirigiram-se rumo à Integração, para assim cada um ir para suas respectivas casas. O detalhe é que não iriam pagar passagem, e sim, entrar pelo portão de saída dos veículos mesmo. Dito e feito, assim todos os presentes, inclusive trabalhadores que se dirigiam ao terminal para irem pra casa pagando passagem, pegaram o “embalo” e entraram sem pgar também.
Os guardas até tentaram bloquear os portões, mas não tinha como ter controle. Nessa quinta-feira, ocorrerá novamente outro manifesto, e estarei lá presente para trazer alguma novidade ou material aqui para o Blog.
Até a próxima postagem, amigos visitantes, obrigado pela sua visita, até mais!
contato? dica? sugestão? crítica? Clique aqui e veja como nos contatar.
________________________________

Participem da comunidade no Orkut que leva a busologia paraibana em primeiro lugar
CLIQUE AQUI E PARTICIPE JÁ!

2 Replies to “Estudantes nas ruas contra o aumento tarifário – 1º Dia”

  1. diamantino disse:

    Bando de buro vai para integração pertuBa o povo mais mão vai pertuba na casa do brefeito ou para aperfeitura vai para a integração pertuba as pessoas vai para suas casas.

  2. Anônimo disse:

    muito bem é isso mesmo, temos que lutar pelos nossos direitos!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Este conteúdo é protegido.