Cidades com

Tarifa Zero

Uma pesquisa da Vrije Universiteit Brussel (Universidade Livre de Bruxelas), na Bélgica, está procurando levantar informações sobre todas as cidades no mundo que já adotaram o transporte público gratuito, ou “tarifa zero”, tal como a ideia se tornou conhecida no Brasil a partir dos anos 1990.

O trabalho está sendo coordenado pelo grupo de pesquisa Cosmopolis e busca fazer uma análise econômica, operacional e política das experiências com o transporte sem tarifas.

Uma das pesquisadoras, a urbanista Marijke Vermander, assumiu a tarefa de realizar esse levantamento aqui no Brasil e para isso está pedindo a colaboração de leitores do Mobilize para completar esse mapeamento.

Essas informações serão incorporadas ao trabalho internacional e poderão auxiliar na definição de políticas para o financiamento extratarifário do transporte público.

Até o momento – estamos no início de abril de 2021 – conseguimos identificar sistemas de transportes ou linhas especiais com total gratuidade nas seguintes cidades do Brasil, na relação a seguir.

Agudos (SP) Anicuns (GO) Araucária (PR) Campo Belo (MG) Cláudio (MG) Eusebio (CE) Holambra (SP) Itatiaiuçu (MG) Ivaiporã (PR) Jaboticabal (SP) Macatuba (SP) Maricá (RJ)

CIDADES COM TARIFA ZERO NO BRASIL

Monte Carmelo (MG) Muzambinho (MG) Paulínia (SP) Pirapora do Bom Jesus (SP) Pitanga (PR) Porto Real (RJ) Potirendaba (SP) Silva Jardim (RJ) Vargem Grande Paulista (SP) Volta Redonda (RJ)

CIDADES COM TARIFA ZERO NO BRASIL

Além dessas, recebemos informações sobre políticas de gratuidade para estudantes de escolas e universidades públicas na Região Metropolitana do Recife (PE), e também em Maceió (AL). E há também a gratuidade para idosos, pessoas com deficiência, militares e outras categorias de usuários.

Mas, atenção: a pesquisa quer identificar linhas ou sistemas abertos a todas as pessoas e mantidos sem o pagamento de qualquer tarifa. Se você conhece outras localidades no Brasil que já tenham transporte público gratuito e universal [para todos], por favor, registre as informações na área de comentários do post ou envie uma mensagem para marcos@mobilize.org.br.

Imagens:  JC Barboza  / Divulgação

E nos avise se você conhece uma cidade que adota Tarifa Zero.