Justiça do Rio aceita pedido de recuperação judicial da Novacap

Empresa se junta a outras nove e a dois Consórcios que atuam no transporte da capital fluminense, a pedir recuperação judicial.
Image

Por Ônibus Paraibanos com informações de O Globo
Imagens
Diego Almeida Araújo

Mais uma empresa de transporte coletivo urbano do Rio de Janeiro recorre à Justiça para tentar se reorganizar. A Viação Novacap, que atua nos bairros da Zona Norte e Centro do Rio, teve o seu pedido de recuperação judicial deferido ontem (13) pela 5ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio. 

A empresa se junta a outras nove do setor de transporte coletivo do Rio a recorrer à Justiça desde 2019, quando as tarifas foram congeladas. São elas:

Transportes Campo Grande
Real Auto Ônibus
Viação Pavunense
Expresso Pégaso
Viação VG
Viação Penha Rio
Transportes Vila Isabel
Transportes Paranapuan
Auto Viação Palmares

Além das nove empresas, dois Consórcios também estão em recuperação judicial, o Intersul e o Santa Cruz.

Apesar de um baixo endividamento – R$ 11 milhões, a Novacap alega em seu pedido que diariamente enfrenta bloqueios judiciais e descontos promovidos pelos consórcios dos quais faz parte em sua receita com vale-transporte.

DSC04444

A empresa argumenta que a operação é deficitária devido ao congelamento das tarifas e a falta de subsídios para compensar as gratuidades asseguradas para algumas classes de passageiros, como estudantes da rede pública, idosos e pessoas com deficiência. Segundo a empresa, a gratuidade vêm crescendo ano a ano e já corresponde a 27% das receitas, ou R$ 1,45 milhão.

— Muitas empresas estão sendo demandadas nas obrigações solidárias de dívidas de consorciadas que já encerraram suas atividades. Essas decisões favoráveis são essenciais para o soerguimento do setor — ressalta Raysa Moraes, sócia do Moraes & Savaget, que representa oito empresas do setor com pedidos de recuperação judicial.

A Viação Novacap integra os Consórcios Internorte e Transcarioca que atuam no transporte urbano na cidade do Rio de Janeiro. A empresa opera as linhas 371, 624, SV624, 917 e SV917. Opera ainda em pool a linha 265 e SP265 atendendo a demanda especial da Prefeitura.

A empresa tem atualmente uma frota de operacional de 154 ônibus, todos com carroceria do modelo Apache Vip da Caio e chassi Mercedes-Benz OF-1721 com tecnologia Euro V, atendendo aos mais elevados padrões de emissões de poluentes. Todos os carros possuem ar-condicionado, acessibilidade para cadeirantes com rampa/elevador elétrico e nunca com mais de 4 anos de uso.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.