Barra do Piraí receberá nova frota de ônibus no final de agosto

A Prefeitura de Barra do Piraí realizou a primeira licitação de transporte público municipal em mais de 17 anos, em maio de 2020.
Image

Por Prefeitura Municipal de Barra do Piraí
Imagens Divulgação
/ JC Barboza

O prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, anunciou, na tarde desta sexta, 8, que está marcada, para o dia 30 de agosto, a apresentação dos primeiros 20 ônibus de transporte público municipal, que começarão a atender a população. A Prefeitura de Barra do Piraí realizou a primeira licitação de transporte público municipal em mais de 17 anos, em maio de 2020. Um ano depois, após as tratativas legais, o prefeito Mario Esteves assinou contrato com as empresas vencedoras. Essanova concessão é prevista para valer por 20 anos.

Essa mudança ocorreu porque as empresas que eram contratadas antes (Santo Antônio, Nossa Senhora Aparecida, Gran Eufrásia e Barra do Piraí) não cumpriram com o regulamento prescrito pelo Poder Executivo, no antigo edital. Com isso, o prefeito optou por não renovar a concessão com as antigas concessionárias, em 2018. Ao invés disso, deu início ao processo de formulação de um novo edital de licitação para o transporte público municipal, concluído com a licitação realizada em maio de 2020 e vencida pelas empresas Santa Edwiges e Consórcio Barra do Piraí.

Mario conta sobre o procedimento até que a nova licitação fosse instituida. “Nós congelamos o preço da passagem, em R$ 3,60 – para o município todo, inclusive nos distritos -, até que, depois da licitação, a nova frota pudesse existir. Isso pode ser feito, pois, desde 2017, fizemos todos os estudos no sentido de aprimorar os serviços do transporte público da cidade e favorecer quem verdadeiramente merece: a população”, conta.

IMG 4090

O prefeito ainda comenta sobre a nova identidade visual os automóveis. “Todos os veículos terão conexão Wi-Fi e poderão ser monitorados por um aplicativo de celular. Assim, será possível que as pessoas saibam a localização do ônibus e quanto tempo vai levar para ele chegar até o ponto”, aponta Mario.

Essa é a primeira de muitas outras medidas que a prefeitura pretende instaurar para aprimorar o trânsito do municípo. Ainda vale lembrar que existem projetos futuros para este setor, como o de tranformar as linhas dos ônibus, estabelecendo o ponto final nos bairros e não no Centro, como é atualmente. Além dessa, o projeto de modificar a localização da rodoviária, retirando-a do Centro. Essas medidas representam um avanço para a mobilidade urbana e para a infraestrutura de Barra do Piraí.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.