Prefeito de Campina Grande reúne empresários e trabalhadores e contorna impasse gerado pela paralisação dos motoristas

Por STTP
Imagens
Rodrigo Gomes /  Reprodução/TV Correio / Divulgação STTP

Em reunião, na tarde desta terça-feira, 6, na sede da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) de Campina Grande, o prefeito Bruno Cunha Lima reuniu empresários e motoristas de transporte coletivo. No final da tarde, contornou a crise gerada pela paralisação, no final da manhã, pela categoria.

Sob a mediação de Bruno Cunha Lima, membros do Sindicato dos Motoristas de ônibus e representantes do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros (Sitrans) continuaram as negociações para um acordo em relação ao pagamento dos salários atrasados dos trabalhadores.

Os profissionais haviam paralisado as atividades no final da manhã atraso de salários e no pagamento do ticket- alimentação.

Em sua fala, o prefeito Bruno destacou que o Município não tem medido esforços para manter em funcionamento normal o sistema de transporte coletivo de Campina Grande, e que a população não pode por impasse entre empresários e motoristas. E apelou para o bom senso dos envolvidos, no sentido de resolver a situação vez uma vez por todas.

Ação acatada pela Justiça

Antes mesmo do final da reunião, a prefeitura já havia garantido na Justiça o retorno imediato de 30% do efetivo de motoristas integrante da frota de transporte coletivo, conforme decisão do Juiz da 1ª Vara do Trabalho, André Machado Cavalcanti, acatando ação ajuizada pelo jurídico da STTP.

Na decisão do magistrado fica garantida os 30% de serviços mínimos essenciais à população. O esquema de funcionamento das linhas ficou assim definido pela STTP, de acordo com as linhas:

903B (2 carros)
903A (1 carro)
090A (2 carros)
092 (6 carros)
922 (3 carros)
077 (2 carros)
022 (2 carros)
660 (2 carros)
220 (2 carros)
263A (2 carros)
263B (2 carros)
303(2 carros)
333 (2 carros)
003 (1 carro)
110 (1 carro)
444 (2 carros)
004 (3 carros)
944 (1 carro)
505 (2 carros)
555 (2 carros)
245 (3 carros)
101 (2 carros)
111 (2 carros)
955 (2 carros)
910 (2 carros)


Sitrans emite nota paralisação

O Sindicato dos Motoristas de ônibus e representantes do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros (Sitrans) emitiu na noite terça-feira sobre a paralisação dos motoristas em Campina Grande

Sobre a paralisação dos motoristas do sistema de transporte coletivo nesta terça-feira, 06, o Sitrans informa que está participando das negociações com o sindicato trabalhista e a Prefeitura de Campina Grande, as quais deverão prosseguir nesta quarta-feira e, após a conclusão do diálogo, deverá se pronunciar de maneira mais detalhada.

Desde já, a entidade ressalta que lamenta os transtornos gerados aos usuários, ao tempo, contudo, que compreende o sentimento dos trabalhadores mobilizados, destacando que ambos – passageiros e colaboradores – sofrem as consequências do agravamento da crise que afeta o transporte público, que é direito do cidadão e dever dos governos.

Por fim, o Sitrans informa que liminar judicial determinou ao Sindicato dos Motoristas o funcionamento de pelo menos 30% da frota em Campina Grande, decisão que será cumprida.

As empresas que operam o sistema trabalham para que essa situação seja contornada, ressaltando, todavia, que o quadro requer a adoção de medidas efetivas e definitivas por parte do poder concedente para manutenção do equilíbrio econômico-financeiro do contrato de prestação do serviço.

Do contrário, o efeito inevitável será o colapso, com prejuízo irreparável para centenas de colaboradores e suas famílias e, sobretudo, para os milhares de campinenses que dependem essencialmente do transporte público coletivo todos os dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.
Busscar Vissta Buss DD da Auto Viação Catarinense A nova linha Marcopolo G8 Paradiso DD Rota Transportes com soluções Marcopolo BioSafe Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 06/2021 O novo Apache Vip Os raros El Buss da Gontijo Como ficariam os ônibus urbanos da Itapemirim? Relíquias do Museu da Itapemirim O amor pede passagem Busscar El Buss da Auto Viação 1001 Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 04/2021 Montagens de modelos com o layout da Nacional e Continental