Semob-JP faz ajustes na sinalização para implantação da faixa exclusiva de ônibus na Av. Vasco da Gama; 30 linhas serão beneficiadas, confira quais

Durante 10 dias, agentes de mobilidade estarão no trecho orientando os condutores sobre a mudança para que todos possam se adaptar e respeitar a nova faixa exclusiva para ônibus.
Image

Por Ônibus Paraibanos com informações da Prefeitura Municipal de João Pessoa
Imagens
Diego Almeida Araújo / Divulgação Prefeitura Municipal de João Pessoa

Para implantação da faixa exclusiva de ônibus na Avenida Vasco da Gama, no bairro de Jaguaribe, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) realizou os últimos ajustes nesta quarta-feira (30). A equipe de sinalização está concluindo a pintura de linhas e legendas na pista, além da instalação de placas de regulamentação.

De acordo com Pablo Fragoso, chefe da Divisão do Sistema Viário (DSV), o trecho entre a Rua Francisco Manoel, passando pela Avenida Vasco da Gama até o cruzamento com a Avenida João Machado, recebeu 15 placas de regulamentação de faixa preferencial para ônibus. Além disso, o percurso, de 1,4 km, também está com bordos nas cores branco e azul pintados na pista, diferenciando a faixa da direita (exclusiva para ônibus) das outras duas, onde motocicletas, carros e caminhões devem trafegar a partir de agora.

“Além das placas e bordos, também estamos realizando a pintura das legendas – Só Ônibus – no asfalto, reforçando a orientação da sinalização vertical. Nesta quinta-feira (1º), tudo estará pronto para manter o ordenamento e a segurança do fluxo viário no corredor”, ressaltou Pablo Fragoso.

Período educativo – Durante 10 dias, agentes de mobilidade estarão no trecho orientando os condutores sobre a mudança para que todos possam se adaptar e respeitar a nova faixa exclusiva para ônibus. Após isso, as ações de fiscalização da Semob-JP também incluirão o novo trecho.

CTB – De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o condutor que desrespeita a faixa exclusiva está cometendo infração gravíssima, sujeito a multa no valor de R$ 293,47 e 7 pontos na CNH. Ressalta-se que em João Pessoa, além dos ônibus, taxistas cadastrados do município, com ou sem passageiros, e, ainda, profissionais com viaturas em serviço de urgência também têm autorização para transitar na faixa.

Linhas beneficiadas – 30 linhas de ônibus, sendo 27 municipais e 3 intermunicipais serão beneficiadas com a adoção da faixa exclusiva para ônibus na Avenida Vasco da Gama. Confira abaixo quais são.

003 – Jaguaribe*
101 – Grotão / Colinas do Sul
102 – Esplanada / João Paulo II
103 – Gramame
104 – Bairro das Indústrias
105 – Cidade dos Funcionários
106 – Geisel / Cruz das Armas
107 – José Américo
109 – Rua do Rio
110 – Jardim Planalto
115 – Distrito / Antártica
116 – Colinas do Sul
118 – Paratibe
120 – Parque do Sol
123 – Colinas do Sul / Perimetral Sul
202 – Geisel / São Judas Tadeu**
203 – Mangabeira VII / Rangel
204 – Cristo
207 – Penha / Rangel
208 – Cristo / Vale das Palmeiras
229 – Cidade Verde / Rangel
1001 – Bairro das Indústrias / Manaíra Shopping
1500 – Circular
1510 – Circular
1519 – Valentina / Cruz das Armas – Epitácio
2300 – Circular
2515 – Mangabeira / Cristo – Epitácio
5105 – Jacumã / BR-101
5106 – Conde / BR-101
Alhandra / Mata Redonda

*003 – A partir da Cap. José Pessoa.
**202 – A partir da Pref. Oswaldo Pessoa.

Todas as demais linhas vem da Francisco Manoel, cada qual de seu corredor.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.