20 anos do Apache Vip: o modelo nas empresas metropolitanas da Grande João Pessoa

Por Ônibus Paraibanos
Imagens JC Barboza
/ Thiago Martins de Souza / Gilberto da Costa Junior / Fábio Gonçalves

Ontem contamos no Ônibus Paraibanos a história do Apache Vip nas empresas do sistema municipal de João Pessoa, celebrando os 20 anos de lançamento do modelo urbano da Caio. Hoje, vamos falar dos Apache Vip que operaram no metropolitano da Grande João Pessoa.

À exceção da antiga e da atual unidade da PB Rio, que rodou e roda em Alhandra, todos os demais Apache Vip do metropolitano da Grande João Pessoa operaram em Bayeux. A primeira a trazer, do modelo I, foi a Das Graças, duas unidades oriundas da Viação Nossa Senhora do Amparo, de Maricá-RJ. Uma dessas unidades chegou a ser padronizada nas cores do Consórcio Metropolitano, e após desativado da empresa, foi vendido a uma igreja evangélica.

Todos os demais foram do modelo II. A Metro trouxe unidades oriundas da Santa Cruz, de Jaboatão dos Guararapes-PE, que havia fechado as portas. Alguns operaram nas cores da antiga empresa e foram sendo padronizados nas cores da Metro. Rodaram praticamente até antes do fim das operações da empresa.

Por último, a Santa Maria, que deslocou as antigas unidades 06033 e 06034 que operaram na frota municipal de João Pessoa, e as padronizou nas cores do Consórcio Metropolitano numerando como 5307 e 5310. Transferidas para a “irmã” Transnacional após a licitação do sistema, foram remuneradas para 56063 e 56064 até serem desativadas em 2020.

Todas as unidades listadas eram encarroçadas em chassis OF-1722M da Mercedes-Benz e nenhuma delas roda mais.

A PB Rio teve duas unidades do Apache Vip em sua frota. Uma do Vip I e outra do II, os únicos que não rodaram em Bayeux.

Fabricado em 2006, o Vip I tinha o prefixo 0315 e o seu chassi era o OF-1722M da Mercedes-Benz. Sua origem é carioca, comprado zero km pela Viação Verdun, aonde possuía o prefixo 71109. Antes de ir para a PB Rio, ele passou pela Expresso Nacional de Luxo de Campina Grande, aonde ostentava a numeração 00122 e posteriormente 0051.

A única unidade que ainda roda do modelo na frota metropolitana é a de prefixo 0304 da PB Rio, que opera a linha de Alhandra. Também encarroçado em chassi OF-1722M, o Vip II é oriundo de outra empresa carioca, a Viação Vila Real, do Rio de Janeiro, onde foi o 11659/B11659.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.
Como ficariam os ônibus urbanos da Itapemirim? Relíquias do Museu da Itapemirim O amor pede passagem Busscar El Buss da Auto Viação 1001 Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 04/2021 Montagens de modelos com o layout da Nacional e Continental O Apache Vip na frota metropolitana da Grande João Pessoa O Apache Vip na frota municipal de João Pessoa Apache Vip da Util Renovação de frota na Boa Esperança