Busscar conquista certificação internacional UN-R66 para os modelos Vissta Buss DD e Vissta Buss 400

A certificação que tem como objetivo elevar o nível de segurança passiva das carrocerias de ônibus, e maior nível de proteção aos seus ocupantes na eventualidade de um tombamento.
Image

Por Assessoria de Imprensa
Imagens Divulgação

Comprometida com a segurança dos passageiros a Busscar conquistou a certificação R66 para os modelos Vissta Buss DD e Vissta Buss 400, os modelos Vissta Buss 340 e 360 já haviam conquistado tal certificação em 2020.

A certificação que tem como objetivo elevar o nível de segurança passiva das carrocerias de ônibus, e maior nível de proteção aos seus ocupantes na eventualidade de um tombamento, é importante para mercados como Chile e Peru, nos quais a Busscar atua.

De acordo com os requisitos técnicos do regulamento que certifica, na ocorrência de um tombamento, a superestrutura da carroceria deve ser capaz de proteger o “espaço residual” no interior, tanto no salão superior quanto no inferior, impedindo qualquer contato com o solo ou com a própria carroceria – antes, durante e após o impacto.

As atividades desenvolvidas para a obtenção dessa certificação incluem a capacitação da Engenharia em executar simulações computacionais capazes de antecipar com exatidão as deformações causadas por um tombamento, dentro dos critérios técnicos estabelecidos e reconhecidos pela Certificadora.

vbdd chile 2

A tecnologia desenvolvida pela Busscar emprega uma representação fidedigna dos componentes estruturais da carroceria e de suas respectivas uniões, além da correta caracterização dos materiais empregados. O trabalho de avaliação e de otimização estrutural emprega a criação de um modelo virtual 3D, com

Elementos Finitos (FEM), seguido de análise dinâmica de colisões. As avaliações consideram a plasticidade dos materiais e grandes deslocamentos, em uma estrutura complexa, com elevado número de componentes.

Os primeiros dois modelos já foram fabricados e enviados para o Chile, o país foi importante para a conquista dessa certificação que comprova um alto nível de segurança aos passageiros e motorista das carrocerias Busscar.