Uma relíquia da Itapemirim preservada no interior do Maranhão

Por Ônibus Paraibanos
Imagens Aloísio Cunha
/ Joelson Barros / Fábio Araújo Pinto / Thiago Buss

Em outubro do ano passado, fizemos uma matéria que resgatou um veículo histórico da Itapemirim, o antigo 3245, um monobloco Mercedes-Benz O-355, fabricado em 1977.

Esse monobloco já apareceu no filme “Os Trapalhões nas Minas do Rei Salomão”. No vídeo, resgatado no YouTube, nos primeiros segundos, aparece o monobloco 3123 e aos 37 segundos, pode ser vista o 3245 ainda novo, já que o filme é de 1977, seu ano de fabricação.

Confira a matéria de 22 de outubro de 2020 sobre essa raridade: https://onibusparaibanos.com/2020/10/22/um-tbt-de-respeito-monobloco-3245-da-itapemirim/

Ele foi adquirido pela Empresa Soares, com sede em Teresina, capital piauiense e que opera linhas intermunicipais no estado. A empresa manteve todas as características da Itapemirim a época que ele integrava a frota da autêntica “amarelinha”. Só teve adicionado o nome da Soares e o seu prefixo na empresa. Até o prefixo dele na Itapemirim foi mantido internamente no veículo.

Pra quem pensava, pelo estado em que se encontrava, que fosse para o “corte”, se enganou. Ele passou a fazer parte da frota da empresa Bonave, empresa da cidade Codó no interior do Maranhão, que opera na operação de uma linha intermunicipal e também no turismo.

O antigo 3245 da Mirim e 95 da Soares, agora é o 01 da Bonave. O ônibus foi totalmente reformado, tanto externa como internamente, inclsuive ganhando uma nova pintura, muito bonita por sinal.

O 01 da Bonave irá operar a linha Codó X Governador Acher em breve. A distância entre as cidades é de 90 km, percurso que o antigo 3245 irá percorrer, mesmo com os seus 44 anos de serviços.

3 comentários em “Uma relíquia da Itapemirim preservada no interior do Maranhão”

  1. Parece que o mercado de ônibus antigos está em alta, aqui em Vitória-ES um colecionador restaurou dois ônibus da Itapemirim, um O-362 e outro Rodonave, leito do início dos anos 80. É realmente uma viagem no tempo! Tenho fotos dos dois rodando na cidade: [email protected]

  2. Jorge Luiz Hemerly

    Viação Itapemirim – ITAPEMIRIM
    Um marco na história do transporte rodoviário de passageiros no Brasil. Logo ressurgirá das cinzas como uma FÉNIX.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.
Como ficariam os ônibus urbanos da Itapemirim? Relíquias do Museu da Itapemirim O amor pede passagem Busscar El Buss da Auto Viação 1001 Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 04/2021 Montagens de modelos com o layout da Nacional e Continental O Apache Vip na frota metropolitana da Grande João Pessoa O Apache Vip na frota municipal de João Pessoa Apache Vip da Util Renovação de frota na Boa Esperança