Prefeitura de Campina Grande descarta reajustar tarifa de ônibus durante a pandemia

Garantias foram dadas após reunião com o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros. Gestão diz ainda que não vai aumentar os repasses financeiros.
Image

Por G1 Paraíba
Imagens
Rodrigo Gomes

A Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG) garantiu nesta terça-feira (11) que, ao menos enquanto durar a pandemia, não vai autorizar nenhum aumento nas tarifas de ônibus, nem vai aumentar os incentivos fiscais que já concede às empresas concessionários que exploram o serviço na cidade. As garantias foram dadas pelo prefeito Bruno Cunha Lima (PSD) após uma reunião com o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros (Sitrans), que serviu justamente para analisar uma suposta crise no setor.

Procurado pelo G1, Anchieta Bernardino, que é diretor institucional do Sitrans, disse que não vai se pronunciar por ora porque as negociações ainda não se encerraram. Ele disse que haverá nova reunião na quinta-feira (13) e só depois falará qualquer coisa.

De toda forma, o posicionamento oficial da PMCG é a de que “já vem fazendo a sua parte”, com medidas como isenção total do Imposto Sobre Serviço (ISS), pagamento do subsídio do bônus mensal de passagens (dados da Prefeitura indicam que já foi pago mais de R$ 1 milhão) e implantação de integração temporal, atendendo apelo dos próprios empresários.

IMG 8410

A Prefeitura, inclusive, confirma que ainda está aberta ao diálogo e pondera que uma solução precisa ser construída em conjunto com todos os interessados, desde que isso não passe por reajustes.

Estudos

De acordo com a Prefeitura, a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) está concluindo estudos que buscam solucionar melhorias de operação do atual sistema de linhas, e que a perspectiva é de que, em 45 dias, deve implantar uma reformulação de operação das linhas da região oeste que terá grande impacto nos custos do serviço. O objetivo seria otimizar a operação e reduzir custos nos deslocamentos das frotas.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.