Licitação para o transporte coletivo de Vitória da Conquista está suspensa

Por Blog do Sena
Imagem Ícaro Chagas

A licitação para o transporte público de Vitória da Conquista está suspensa por tempo indeterminado. O Edital de Licitação 002/2021, visava contratar empresas para operar o sistema de transporte coletivo urbano.

A informação foi publicada no Diário Oficial do município na noite desta segunda-feira (3). O prazo para entrega das propostas da empesas encerrava hoje, de acordo com o edital. E no dia 4 de maio seria realizada a licitação, marcada para ocorrer às 9h da manhã. No entanto, o edital foi suspenso por ter recebido impugnações.

“Em razão de recebido impugnações e, havendo a necessidade de retificação  ao  edital  para  atendimento  às  mesmas  conforme  manifestado  pela Secretaria  Municipal  de  Mobilidade  Urbana  por  meio  da  Comunicação  Interna  nº117/2021  –  CTP,  torna  público  a  SUSPENSÃO  da  disputa  da  presente  licitação marcada para ocorrer em 04 de maio de 2021 às 09:00 horas, horário de Brasília”, informou a SEMOB no Diário Oficial.

Ainda de acordo com a SEMOB, “o novo edital retificado deverá ser publicado conforme legislação vigente”, no entanto, uma data não foi definida.

O edital para o transporte público da cidade, desde que foi divulgado em março deste ano, gerou polêmica e discussões na cidade. O motivo principal diz respeito ao fato de alguns bairros da cidade e o distrito do Pradoso terem as linhas excluídas do edital e não seriam mais atendidas pelas empresas de ônibus. Ao todo, ficariam de fora da concorrência , linhas de ônibus de oito bairros e do distrito do Pradoso, sentido Centro. São elas : R03 – PRADOSO / CENTRO; R04 – SANTA MARTA / CENTRO;  R11 – CONVEIMA / CENTRO RODOVIÁRIA; R13 – GUARANI / CENTRO; R17 – LAGOA DAS FLORES / CENTRO; R24 – CRUZEIRO / CENTRO; R27 – CAMPO VERDE / CENTRO; R62 – ALTO MARON / CENTRO e R65 – AEROPORTO / CENTRO.

Na época, a SEMOB chegou a informar que uma média de 80 vans e micro-ônibus atenderiam os moradores que fazem uso dessas linhas. A prefeitura chegou a lançar uma consulta pública para saber a opinião da população sobre a Licitação de Transporte Complementar. No entanto, ainda não foi divulgado informações a respeito do resultado da consulta pública.

A justifica da prefeitura para a contratação de vans por meio de um edital complementar, para as oito linhas, foi classificando essas áreas como adensamentos populacionais. No entanto, a notícia não agradou a população destas localidades.

Veja a publicação do Diário Oficial de Vitória da Conquista:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 08/2021 Senior da PB Rio Apache Vip V da Viação Pendotiba Apache Vip V da N.S. Penha Vissta Buss 360 da 1001 Torino da Turp Transporte Viação Águia Branca estreia o Marcopolo G8 Apache Vip V da Transportes Flores Apache Vip IV da Auto Viação Vera Cruz Viação Águia Branca recebe os primeiros Marcopolo G8 Apache Vip IV da Viação Araçatuba Novos chassis rodoviários Volvo para longas distâncias