Eu era assim, estou assim: 0267 da São Jorge

Depois de rodar por anos na Paraíba, esse Torino GV foi para o Rio Grande do Norte, aonde já passou por duas empresas.
Image

Por Ônibus Paraibanos
Imagens Rodrigo Gomes / Davi Alves Paulino / Hélio Santos de Freitas

Apresentada na Expobus em setembro de 1994, a linha Torino GV. Além da natural atualização de design, o novo produto dispunha de maior altura livre interna, janelas maiores, brake-lights e um sistema mais seguro de fixação das poltronas.

A Marcopolo disponibilizava a nova carroçaria em qualquer comprimento, para montagem sobre todo tipo ou modelo chassi e em qualquer configuração: dois ou mais eixos, motor dianteiro, central ou traseiro, articulado, bi-articulado (chassi Volvo lançado naquele ano), elétrico, portas do lado esquerdo ou direito, aeroporto e piso baixo low-entry e low-floor.

O modelo Torino GV, fez um grande sucesso nas empresas de ônibus que operam na capital paraibana, tendo passado na frota de todas as empresas que operaram no período de sua produção, entre 1994 e 1998.

A São Jorge foi uma das principais clientes do modelo urbano da Marcopolo. Ela teve o Torino GV montado sobres os chassi da OF-1318, OF-1620 e OF-1721 da Mercedes-Benz.

A empresa pessoense teve o Torino GV nos modelos convencionais e de para-choque alto, que lembram muito os que são montados sobre os chassis dianteiros da Scania.

Um deles foi o 0267 que conta com o chassi OF-1721 da Mercedes e fabricado em 1998. Chegou na empresa em 2003 vindo da sua co-irmã Expresso Nacional de Luxo. Rodou em linhas como a 108 – Alto do Mateus, como mostra a foto principal da matéria.

Em 2007 saiu da São Jorge, dando lugar a um Viale, ex 71583 da Viação Saens Peña.

  • Sao Jorge 0267 2
  • Sao Jorge 0267 1

Seu destino foi o Rio Grande do Norte, quando fez parte da frota da empresa Trans Silva. Em meados de 2013 passa a integrar a frota da empresa Marcos Tur, recebendo o prefixo 0230.

DSCN2407

Seu último registro foi na Marcos Tur no ano passado, o que leva a crer que ainda está na frota da empresa potiguar.