Documento mostra que próximo A320 da Itapemirim chega ao Brasil em poucos dias

Segundo o documento, o jato estará nas instalações da Digex, em São José dos Campos (SP), entre 3 e 7 de maio.
Image

Por Aero In
Imagens Divulgação

O próximo Airbus A320 da Itapemirim Transportes Aéreos a chegar ao Brasil deve ser o que terá registro PS-SFC. A aeronave iniciou seu roteiro de entrega à empresa brasileira em fevereiro e, desde então, está na cidade de Kansas City. O jato atualmente carrega a matrícula austríaca OE-IKJ (msn 2156) e passou vários meses em Ciudad Real, na Espanha, antes de voar para os EUA.

Um pedido de vistoria da aeronave por PCA (Profissional Credenciado em Aeronavegabilidade), ao qual o AEROIN teve acesso, foi submetido pela Ita à ANAC nessa semana e mostra que a aeronave está, enfim, próxima de chegar ao Brasil. O formulário indica que o jato estará nas instalações da Digex, em São José dos Campos (SP), entre 3 e 7 de maio.

Esse deverá ser o segundo avião da empresa a chegar em território nacional, após o PS-SPJ, que realizou os voos de certificação na semana passada.

PSSFC e
Histórico do Jato

O avião pertence ao banco alemão DVD Bank, que faz o leasing (aluguel) para as companhias aéreas. Ele foi fabricado em 2004 e entregue à Valuair de Cingapura, e seis anos depois transferido para a Jetstar Asia, da mesma cidade-estado.

Em 2013 foi para a Turquia, onde voou pela Anadolu Jet e Turkish Airlines, sua última operadora de fato. Já em 2019 foi retirado de serviço e separado para a Sky Angkor Airlines do Camboja, mas ela acabou não pegando o jato, apesar de ele ter sido adesivado nas cores da empresa.

Desde então o avião aguardava um novo operador, e foi cogitado que iria para a espanhola Wamos Air, mas acabou indo para a ITA no final do ano passado.

Ele fez testes em Ciudad Real e hoje foi para a Islândia, e agora segue para a América do Norte, antes de descer para a América do Sul. Não se sabe ainda qual será o aeroporto de entrada no Brasil, mas a aeronave prosseguirá para São José dos Campos onde será pintada e configurada no padrão da ITA.