Reviravolta: Ônibus que haviam sido transferidos para a empresa Guanabara voltam para o Recife

O repasse dos veículos usados de Recife para a Guanabara tornou-se constante, e ocorre praticamente todos os anos.
Image

Por Unibus RN
Imagens
Alexandre Dumas / Gustavo Oliveira / JC Barboza

Um lote de 13 ônibus seminovos que estavam sendo preparados para atuarem nas linhas operadas pela Transportes Guanabara foi devolvido para a sua empresa de origem. A operação para o traslado dos veículos em direção ao Recife, onde fica a sede da Rodoviária Caxangá (proprietária anterior dos veículos), ocorreu ontem, 10.

Os 13 veículos são montados no modelo Torino, da Marcopolo. Com fabricação em 2012, todos os veículos tinham o chassi OF-1722, da Mercedes-Benz. Originalmente, circulavam pela Rodoviária Caxangá, que faz parte do mesmo grupo empresarial que controla a Guanabara. Os veículos haviam encerrado sua operação em solo pernambucano e estavam sendo preparados para o início de suas operações em Natal.

Caxanga 242

A transferência dos ônibus ocorreu ao longo do sábado, com os 18 veículos chegando na capital pernambucana em meados do final da tarde.

O repasse dos veículos usados de Recife para a Guanabara tornou-se constante, e ocorre praticamente todos os anos. Com o fim das atividades dos ônibus em Recife, por atingirem uma alta idade média da frota, eles são enviados para Natal. Desde que o grupo empresarial que controla a Caxangá comprou a Guanabara, em 2011, boa parte das renovações de frota ocorre com veículos oriundos de Pernambuco.

O repasse dos ônibus citados nesta matéria havia sido feito em janeiro, para que a Guanabara pudesse fazer sua renovação de frota. Entretanto, com a volta dos ônibus para Pernambuco, será possível atender a pedido do Grande Recife Consórcio de Transportes, que solicitou recentemente a volta de 200 ônibus às ruas. Com o retorno da circulação desses ônibus, estima-se que 88% da frota que circulava antes do início da pandemia do COVID-19 esteja operando atualmente.

  • IMG 5482
  • IMG 5485

A última renovação com ônibus zero quilômetro na Guanabara ocorreu em 2019, quando um veículo foi comprado.