Operadoras de ônibus alegam crise e anunciam parcelamento de salários dos funcionários, em João Pessoa

Sintur-JP cobra do poder público medidas que colaborem com o restabelecimento do equilíbrio econômico-financeiro das empresas.
Image

Por Portal Corrreio
Imagens Paulo Rafael Viana

Empresas que operam o transporte coletivo em João Pessoa anunciaram que a folha de pagamento do mês de abril foi parcelada. Funcionários vão receber apenas 50% de seus rendimentos nesta quinta-feira (8) e o restante do pagamento será efetuado no 15 de abril.

Em nota, o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de João Pessoa (Sintur-JP) diz que a decisão ocorreu em razão da crise financeira provocada pela pandemia do novo coronavírus. A entidade argumenta que a única fonte de receita do setor é a tarifa paga pelos passageiros.

“Chegamos ao limite. Há anos o transporte coletivo vive uma considerável crise e os efeitos da pandemia da Covid-19 acentuou-a de forma insustentável, ao ponto de termos de parcelar até mesmo a folha de pagamento de funcionários, o que jamais havia ocorrido antes”, justificou o diretor institucional do Sintur-JP, Isaac Júnior.

Isaac Júnior cobra do poder público medidas que colaborem com o restabelecimento do equilíbrio econômico-financeiro das operadoras de ônibus urbanos. Ele citou alternativas que poderiam ajudar empresários do setor.

IMG 3003

“Há exemplos em várias cidades do país onde os governos municipais estão se responsabilizando pelo pagamento de gratuidades e descontos, medida que alivia o bolso do passageiro pagante. Há outros municípios que já isentaram a tarifa de ônibus do pagamento dos 5% do ISS e estados que também fizeram isenções, mesmo que apenas pelo período de calamidade pública provocada pela pandemia. Há ainda municípios que estão concedendo subsídios diretamente no valor da tarifa para que o valor efetivamente pago pelo passageiro seja reduzido”.

O Sintur-JP ainda não divulgou se o parcelamento é restrito à folha de abril ou se também será adotado nos próximos meses.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.