Tassizo Carletto, fundador do Grupo Brasileiro, morre aos 83 anos

Ele estava internado em hospital da capital paulista, desde novembro do ano passado, com coronavírus.
Image

Por Radar 64 / Itamaraju Notícias
Imagens Thiago Martins de Souza / Jovani Cecchin / Matheus Souza Santos / Divulgação

O empresário Aluyr Tassizo Carletto, de 83 anos, morreu na madrugada deste sábado (27/03), em São Paulo. Fundador do Grupo Brasileiro, com sede na cidade de Eunápolis, ele estava internado em um hospital da capital paulista, desde novembro do ano passado, com Covid-19.

Segundo a família, Tassizo será cremado em São Paulo, em cerimônia restrita, seguindo os protocolos de segurança contra o coronavírus.

“Agradecemos as orações e mensagens enviadas à nossa família e nos apegamos do Supremo Mestre Jesus: ‘aquele que crê em mim, não morrerá e aquele que morre e crê em mim, viverá’, pois estamos certos de que Aluyr Tassizo Carletto estará vivo em cada um de nós”, diz nota enviada pela família.

Tassizo Carletto também foi prefeito do município de Itamaraju entre os anos de 2001 e 2004. Ele deixa a esposa, dona Marisette, os filhos Ronaldo, Paulo, Leleu, Marisa e Márcia, além de netos.

TRAGETÓRIA EMPREENDEDORA

Natural do Espírito Santo, Aluyr Tassizo Carletto começou sua trajetória no extremo sul baiano como madeireiro.

Em 1979, com sua visão empreendedora, comprou três ônibus usados da empresa Expresso Guaratinga para fazer o transporte de passageiros na cidade. Nascia ali uma das maiores empresas de transporte do Nordeste.

12122

Em 1980, ampliou o negócio com a aquisição de mais 6 ônibus da então chamada Expresso Itamaraju. No ano seguinte, criou a Expresso Brasileiro, operando nas linhas de Itamaraju/Água Limpa, Itamaraju/Guaratinga (via União) e, logo depois, Cajuíta, Itamaraju/Jucuruçu, Itamaraju/Nova Alegria e São João da Prata.

Expresso Brasileiro 7585

Na décadas seguintes, com o auxílio dos seus filhos a empresa prosperou ainda mais, passando a operar em Eunápolis, Porto Seguro e adquiriu outras linhas da extinta Sulba. Atualmente a empresa, que mudou o seu nome fantasia para Brasileiro, possui mais de 500 funcionários, uma grande frota de ônibus, sendo uma das principais empresas de transporte interurbano do Estado da Bahia.

Cidade Sol 8230

E assim, o ex-madeireiro ficou conhecido por sua disposição para o trabalho e empreendor de sucesso. Por trás do homem de posses, conquistadas com anos de muito suor e dedicação, sempre houve um ser humano muito simples, amigável, boa praça, brincalhão, que preferia degustar a boa cachaça no boteco da esquina a experimentar do bom whisky nos lugares mais requintados, e essa humildade era algo que conquistava os itamarajuenses.

No ano 2000, o seu carisma fez com que a sua entrada na política fosse cogitada, algo que foi prontamente apoiado pela família. De repente, uma das maiores campanhas eleitorais já vistas em Itamaraju soube levantar a bandeira da sua candidatura e explorar a sua história exemplar de vida, de modo que o povo itamarajuense o elegeu prefeito, ficando à frente da gestão municipal no período de 2001 a 2004.

Após essa experiência como prefeito, afastou-se da política local e passou a se dedicar exclusivamente à família e à vida de produtor rural. Era casado com a Sra. Marisete Carletto, uma fiel escudeira com quem construiu uma bela família e pode ver, com o passar dos anos, os seus filhos, destacando-se no ramo empresarial, tocando os negócios do grupo que deu origem e também destacando-se na política, a exemplo de Ronaldo Carletto que, após ter exercido mandatos como deputado estadual na Bahia, atualmente é deputado federal.

tassizo 2
Tassizo com o filho, Ronaldo Carletto, que é deputado federal

O patriarca da “Família Carletto”, apesar da sua idade avançada, encontrava-se até pouco tempo atrás cheio de muita vida, até contrair a Covid-19, sendo levado pela família para o Estado de São Paulo, onde vinha tentando restabelecer a sua saúde. Infelizmente, com o agravamento do seu quadro de saúde, o “Seu Tassizo”, como era carinhosamente chamado por todos, acabou fechando os olhos para existência terrena na manhã deste sábado (27), deixando a esposa Dona Marisette, os filhos Paulo, Ronaldo, Márcia, Leléo e Mariza, e netos.

Parabéns pelo exemplo de vida deixado, “Seu Tassizo”! Siga em paz rumo aos braços do Criador. Os itamarajuenses agradecem pela contribuição deixada ao município como empresário e como político. Que Deus conforte os seus familiares e amigos!