Empresas de ônibus alegam dificuldades para manter operações em João Pessoa

Por Portal Correio
Imagens
Rodrigo Gomes

As empresas de ônibus de João Pessoa divulgaram nesta sexta-feira (19) que estão com dificuldades financeiras e enfrentam problemas para manter as operações.

O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros (Sintur) disse que, no ano passado, com as restrições impostas em vários estados na pandemia, o número de passageiros caiu drasticamente e a conta “deixou de fechar”. 

“As empresas fizeram as contas e chegaram à conclusão de que se os órgãos públicos repassassem os aumentos, o sistema de transporte público ruiria de vez, pois o preço da passagem ficaria inviável”, disse o sindicato.

Cinco Estados do Nordeste resolveram desonerar a tributação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em cima do óleo diesel utilizado pelas frotas.

Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia reduziram as alíquotas e o Estado de Pernambuco optou pela isenção integral. O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, entende que o subsídio serve para tornar a tarifa mais acessível aos passageiros. Nesse caso, o governo assume parte deste custo para que não seja absorvido apenas pelos usuários. Portanto, os empresários continuariam recebendo o valor estipulado nos contratos, apenas o dinheiro viria de outra fonte. 

“Não há nenhum setor na economia que suporte aumentos sucessivos assim, sem comprometer a qualidade e, em hipóteses extremas, a própria continuidade do serviço”, pontuou o diretor institucional do Sintur-JP, Isaac Júnior Moreira. Só o combustível (diesel) representa cerca de 26% dos custos da tarifa de ônibus. Essa é a segunda maior despesa do setor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.
Repasses de Busscar da UTIL para a Brisa Ideale 1440 da Paraíba Turismo Paradiso DD da Itabus Ideale da VIX Logística Paradiso DD da Fabbitur Paradiso DD da Martinele Transportes Ideale da Tursan Turismo Comil Svelto da Viper Transportes Cidades com Tarifa Zero O CAIO Amélia na Transnacional