Governo de Pernambuco distribui 50 mil máscaras para usuários do transporte público da RMR

Por Grande Recife
Imagens Rodrigo Gomes / Divulgação

O Governo de Pernambuco iniciou nesta semana a entrega de 50 mil máscaras de proteção aos usuários do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/ RMR). A Operação Pernambuco pela Prevenção, que também fornece álcool em gel para quem passa pelos terminais, é realizada pelas secretarias de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas e pela Casa Civil, além do Grande Recife Consórcio de Transportes. A iniciativa tem o objetivo de estimular o uso da máscara, garantindo mais proteção à saúde da população em geral, já que o item é uma barreira que evita o contágio comunitário da Covid-19 no ambiente público.

Para o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Bruto, essa é mais uma iniciativa importante do Governo, que desde o início da pandemia tem trabalhado para mitigar seus efeitos no transporte público. “Com essa ação, iremos ampliar consideravelmente o número de máscaras distribuídas aos usuários. Isso é apenas uma parte do que está sendo feito. Desde o ano passado, entre outras iniciativas, nós já reforçamos a higienização dos TIs e veículos, colocamos pias externas em 22 terminais e ampliamos o número de facilitadores de embarque. Em parceria com a Secretaria de Defesa Social, também disponibilizamos mais de 2,5 mil policiais através do Programa de Jornada Extra de Segurança (PJES) nos 10 principais TIs do Grande Recife para garantir a segurança dos usuários e o bom funcionamento dos terminais”, ponderou.

Quem passava pelo Terminal Integrado de Passageiros da PE-15, em Olinda, nesta terça-feira (9), aprovou a iniciativa. Como Fábio Bernardo, que passa todos os dias pelo local. “Estou achando ótima essa ação do Governo do Estado. Devemos sempre usar máscara e o álcool em gel”, afirmou. Também usuária de transporte coletivo, Regina Conceição concorda e lembra que a iniciativa ajuda as pessoas que não têm condições de comprar mais de uma máscara. “Quem não gosta de usar é porque não quer ter saúde”, disse.

Nesta primeira quinzena do mês de março, as equipes do Governo de Pernambuco distribuirão as máscaras aos usuários dos terminais Abreu e Lima, Aeroporto, Afogados, Barro, Cabo, Cajueiro Seco, Camaragibe, Caxangá, CDU, Getúlio Vargas, Igarassu, Jaboatão, Joana Bezerra, Largo da Paz, Macaxeira, PE-15, Pelópidas Silveira, Prazeres, Recife, Rio Doce, Santa Luzia, Santa Rita, Tancredo Neves, TIP e Xambá.

O secretário da SPVD, Cloves Benevides, lembra que tempos tão desafiadores pedem a cooperação de todos. “O Governo tem feito um grande esforço para ampliar as estratégias de saúde. A população deve somar-se a este esforço promovendo o autocuidado: o uso da máscara, a manutenção do distanciamento social e medidas que restringem a circulação são absolutamente necessárias para ampliar o cenário de prevenção e impedir o crescimento dos números. É hora da proteção integrada, da sociedade e do Governo, para proteger as pessoas que a gente ama”, argumenta Cloves Benevides.

OUTRAS AÇÕES DE PREVENÇÃO À COVID-19: Desde o início da pandemia, o Grande Recife tem implementado medidas para minimizar a proliferação do vírus no transporte público. Além da distribuição de 38 mil máscaras no ano passado, implantação de pias externas em 22 terminais integrados e reforço na limpeza dos terminais, higienização dos veículos nos TIs, a ampliação do número de facilitadores de embarque foi em 25%, totalizando 131 profissionais que organizam as filas nos principais TIs.

A SPVD foi para as ruas enfrentar os efeitos da pandemia. As principais medidas foram a instalação de Pontos de Cuidado em quatro municípios, que realizaram 40 mil atendimentos com oferta de itens de higiene, limpeza e alimentação, além de banheiro e chuveiros para a população em situação de rua, todos sete dias da semana; distribuição de 65 mil refeições quentes, padrão Senac, para pessoas em vulnerabilidade social; participação de mais de 40 operações Quarentena e Integrada, onde foi realizada sanitização do espaço público, distribuição de máscaras, kits de higiene e de alimentação; e distribuição em 480 comunidades para 120 mil pessoas do Grande Recife de cestas básicas com parceiros. A secretaria também modificou protocolos das ações dos programas Governo Presente e Atitude, para aumentar o rigor com medidas de segurança sanitária dos usuários e servidores envolvidos nas atividades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.
Repasses de Busscar da UTIL para a Brisa Ideale 1440 da Paraíba Turismo Paradiso DD da Itabus Ideale da VIX Logística Paradiso DD da Fabbitur Paradiso DD da Martinele Transportes Ideale da Tursan Turismo Comil Svelto da Viper Transportes Cidades com Tarifa Zero O CAIO Amélia na Transnacional