Governo de Pernambuco distribui 50 mil máscaras para usuários do transporte público da RMR

Vinte e cinco terminais de passageiros da Região Metropolitana do Recife serão contemplados nesta primeira quinzena do mês de março.
Image

Por Grande Recife
Imagens Rodrigo Gomes / Divulgação

O Governo de Pernambuco iniciou nesta semana a entrega de 50 mil máscaras de proteção aos usuários do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/ RMR). A Operação Pernambuco pela Prevenção, que também fornece álcool em gel para quem passa pelos terminais, é realizada pelas secretarias de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas e pela Casa Civil, além do Grande Recife Consórcio de Transportes. A iniciativa tem o objetivo de estimular o uso da máscara, garantindo mais proteção à saúde da população em geral, já que o item é uma barreira que evita o contágio comunitário da Covid-19 no ambiente público.

Para o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Bruto, essa é mais uma iniciativa importante do Governo, que desde o início da pandemia tem trabalhado para mitigar seus efeitos no transporte público. “Com essa ação, iremos ampliar consideravelmente o número de máscaras distribuídas aos usuários. Isso é apenas uma parte do que está sendo feito. Desde o ano passado, entre outras iniciativas, nós já reforçamos a higienização dos TIs e veículos, colocamos pias externas em 22 terminais e ampliamos o número de facilitadores de embarque. Em parceria com a Secretaria de Defesa Social, também disponibilizamos mais de 2,5 mil policiais através do Programa de Jornada Extra de Segurança (PJES) nos 10 principais TIs do Grande Recife para garantir a segurança dos usuários e o bom funcionamento dos terminais”, ponderou.

Quem passava pelo Terminal Integrado de Passageiros da PE-15, em Olinda, nesta terça-feira (9), aprovou a iniciativa. Como Fábio Bernardo, que passa todos os dias pelo local. “Estou achando ótima essa ação do Governo do Estado. Devemos sempre usar máscara e o álcool em gel”, afirmou. Também usuária de transporte coletivo, Regina Conceição concorda e lembra que a iniciativa ajuda as pessoas que não têm condições de comprar mais de uma máscara. “Quem não gosta de usar é porque não quer ter saúde”, disse.

Nesta primeira quinzena do mês de março, as equipes do Governo de Pernambuco distribuirão as máscaras aos usuários dos terminais Abreu e Lima, Aeroporto, Afogados, Barro, Cabo, Cajueiro Seco, Camaragibe, Caxangá, CDU, Getúlio Vargas, Igarassu, Jaboatão, Joana Bezerra, Largo da Paz, Macaxeira, PE-15, Pelópidas Silveira, Prazeres, Recife, Rio Doce, Santa Luzia, Santa Rita, Tancredo Neves, TIP e Xambá.

O secretário da SPVD, Cloves Benevides, lembra que tempos tão desafiadores pedem a cooperação de todos. “O Governo tem feito um grande esforço para ampliar as estratégias de saúde. A população deve somar-se a este esforço promovendo o autocuidado: o uso da máscara, a manutenção do distanciamento social e medidas que restringem a circulação são absolutamente necessárias para ampliar o cenário de prevenção e impedir o crescimento dos números. É hora da proteção integrada, da sociedade e do Governo, para proteger as pessoas que a gente ama”, argumenta Cloves Benevides.

Acao entrega de mascaras MAR 2021

OUTRAS AÇÕES DE PREVENÇÃO À COVID-19: Desde o início da pandemia, o Grande Recife tem implementado medidas para minimizar a proliferação do vírus no transporte público. Além da distribuição de 38 mil máscaras no ano passado, implantação de pias externas em 22 terminais integrados e reforço na limpeza dos terminais, higienização dos veículos nos TIs, a ampliação do número de facilitadores de embarque foi em 25%, totalizando 131 profissionais que organizam as filas nos principais TIs.

A SPVD foi para as ruas enfrentar os efeitos da pandemia. As principais medidas foram a instalação de Pontos de Cuidado em quatro municípios, que realizaram 40 mil atendimentos com oferta de itens de higiene, limpeza e alimentação, além de banheiro e chuveiros para a população em situação de rua, todos sete dias da semana; distribuição de 65 mil refeições quentes, padrão Senac, para pessoas em vulnerabilidade social; participação de mais de 40 operações Quarentena e Integrada, onde foi realizada sanitização do espaço público, distribuição de máscaras, kits de higiene e de alimentação; e distribuição em 480 comunidades para 120 mil pessoas do Grande Recife de cestas básicas com parceiros. A secretaria também modificou protocolos das ações dos programas Governo Presente e Atitude, para aumentar o rigor com medidas de segurança sanitária dos usuários e servidores envolvidos nas atividades.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.