STTP implanta sinalização com QR Code que auxilia na orientação sobre ônibus na Integração em Campina Grande

Placas informativas nas plataformas do Terminal informam sobre horário de embarque em tempo real.
Image

Por STTP
Imagens Rodrigo Gomes
/ Divulgação

A Prefeitura de Campina Grande, através da STTP, está implantando mais uma ferramenta com objetivo de otimizar o atendimento prestado ao usuários do transporte coletivo, através do projeto “Integração Inteligente”.

A partir desta sexta-feira, 26, todas as plataformas de embarques estarão recebendo adesivos e placas com QR Code – código de barras em 2D que podem ser escaneado por smartphones, onde o cidadão poderá verificar, por meio do adesivo, quais linhas atendem aquela plataforma e os horários dos próximos veículos.

De acordo com o superintendente da STTP, Dunga Júnior, quem precisa diariamente de transporte público sabe que nem sempre é fácil identificar quais itinerários passam por determinados pontos de ônibus, e principalmente os horários em tempo real.

Neste sentido, como forma de ajudar o usuário, a Divisão de Controle Operacional de Transportes da STTP trabalhou na nova ferramenta, onde o usuário do transporte coletivo, em alguns casos, precisará baixar um aplicativo de leitor QR Code e ter acesso à internet pelo celular no momento da consulta para utilizar o serviço, ou se conectar à rede wi-fi gratuita disponibilizada no próprio Terminal.

  • WhatsApp Image 2021 02 23 at 16.26.54 169x300 1
  • WhatsApp Image 2021 02 23 at 16.27.35 146x300 1
  • Screenshot 20210225 111209 Samsung Internet 247x300 1
  • 20210224 155230 135x300 1

“Estamos avançando e muito na tecnologia da informação em tempo real para os passageiros do transporte coletivo. No Terminal tínhamos algumas Tv’s que disponibilizavam esse horários, também em tempo real – através dos Gps dos ônibus, mas infelizmente o vandalismo danificou alguns dos equipamentos. Já em outros quatro pontos da Avenida Floriano Peixoto, o usuário também recebe informações desses horários, através dos painéis de mensagens variáveis (PMV), e agora como novidade temos mais essa novidade nas plataformas do nosso Terminal de Integração”, disse Dunga.

Com a nova ferramenta de identificação, a partir de agora, quem utiliza o Terminal de Integração pode apontar a câmara do seu smartphone para as placas, e será possível receber informações sobre as linhas previstas para embarque e com horários em tempo real, em uma das 12 plataformas.

Ainda conforme o dirigente da STTP, a implantação do projeto “Terminal Inteligente” é resultado de uma proposta de estudos técnicos de sistema de informação geográfica de mapeamento dos pontos de ônibus, monitoramento de rotas, e de sinalização visual e inteligente, aplicadas e desenvolvidas pela equipe da Gerencia de Transportes.