Eberspaecher apresenta três soluções para esterilizar ônibus

Os filtros de partículas e o filtro de ar eletrônico de mídia polarizada no sistema AC do ônibus capturam gotículas de água contaminadas, enquanto os módulos de LED UV-C (ultravioleta) esterilizam o ...
Image

PorAssessoria de Imprensa
Imagem
Divulgação

A Eberspaecher, empresa especializada em gerenciamento térmico, apresenta ao mercado o seu lançamento mundial. São três soluções de proteção contra vírus para sistemas de ar condicionado de ônibus para tornar as viagens mais segura.

Desenvolvidos pela Bus & Coach, unidade de negócios da Eberspaecher, os filtros de partículas e o filtro de ar eletrônico de mídia polarizada no sistema AC do ônibus capturam gotículas de água contaminadas e os módulos de LED UV-C (ultravioleta) tem a função de esterilizar o ar, inativando o vírus. “Essas soluções, individualmente ou em combinação, limpam todo o ar circulado pelo sistema de ar condicionado do ônibus”, afirma a fabricante em seu comunicado para a imprensa.

Segundo a Eberspaecher, as soluções Clean Air proporcionam a purificação completa do ar e um ambiente mais seguro não apenas para os passageiros, mas também para os operadores de veículos e equipes de manutenção.

“O número de patógenos pode aumentar consideravelmente em espaços fechados. Portanto, a ventilação maior e regular reduz o risco de infecção. A ventilação também melhora as condições climáticas internas e, ao aumentar a umidade do ar, evita o ressecamento das membranas mucosas do nariz e da boca, o que, por sua vez, proporciona melhor proteção contra patógenos”, comenta a empresa. “Neste contexto, o fornecimento e o aumento da proporção de ar fresco exercem papel valioso, para ônibus urbanos ou rodoviários.”

Filtro de partículas –

O filtro de partículas é um filtro com pregas que se encaixa ao lado da bobina do evaporador e substitui o filtro de espuma de poliuretano existente para um nível de filtragem de baixo a médio. Além de poeira, pólen, mofo e fuligem, esses filtros também coletam as gotículas de água que contêm vírus que são distribuídos por transmissão de aerossol.

As gotículas de água variam em tamanho de 0,6µm a 10µm: os filtros de da Eberspaecher podem reter até 74% das partículas de tamanho 0,5µm e até 90% das partículas de tamanho 10µm. Os filtros são instalados no sistema de ar-condicionado montado no teto dos ônibus.

Filtro de ar eletrônico –

O filtro de ar eletrônico de mídia polarizada (Polarised Media Electronic Air Cleaner, EAC) oferece nível de filtragem de médio a alto. Em comparação com os filtros de partículas, ele é mais eficaz na remoção de partículas e pode reter até 97% das partículas de tamanho 0,3µm e até 99% das partículas de tamanho 10µm.

O filtro de ar eletrônico EAC é uma solução de filtragem de alta eficiência com baixa queda de pressão estática. Ele é colocado dentro da grade de ar de retorno sob a unidade AC e começa a funcionar automaticamente quando o sistema AC é ligado. A Eberspaecher oferece o filtro EAC em sete tamanhos diferentes para atender principalmente as unidades existentes, nas quais seus clientes vêm utilizando esta solução com sucesso há vários anos.

Módulo de LED UV-C –

O módulo LED UV-C é a solução mais eficiente da Eberspaecher. A totalidade do ar dentro do ônibus, em movimento através da unidade de ar condicionado, é tratada, e até 99,9% desse ar é esterilizado pelos módulos UV-C LED. O equipamento consiste em quatro a seis módulos com até 198 LED UV-C para inativação dos vírus dentro do fluxo de ar.

Segundo o fabricante, testes independentes confirmaram a qualificação para desinfecção dos vírus influenza (cepas H1N1 e H3N2). Os módulos podem ser usados dentro do sistema de ar-condicionado montado no teto ou dentro dos dutos de ar do ônibus. Dessa forma, essa solução pode ser adaptada a qualquer tipo de sistema de ar-condicionado. Através de uma luz indicadora visível, os passageiros ou o operador do veículo podem ver quando os módulos UV-C estão ligados, sem se expor a qualquer risco com a luz UV-C.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.