Eu era assim, estou assim: Flecha Azul da Defensoria Pública da Paraíba

Fabricado em 1991, veículo funcionava como uma Defensoria Pública itinerante rodando por várias cidades paraibanas.
Image

Por Ônibus Paraibanos
Imagens Paulo Rafael Viana
/ Edden Brito

No início de 1982, a Ciferal se encontrava em processo de falência e a encarroçadora carioca era principal fornecedora de ônibus da Viação Cometa. Com isso, a empresa paulista decidiu construir seus próprios ônibus e para isso criou a Companhia Manufatureira Auxiliar – CMA.

2012 40

Seu primeiro ônibus foi batizado de Flecha Azul e sua carroceria idêntica ao Ciferal Dinossauro – modelo inspirado nos antigos GM Coach, operados pela Cometa na década de 50 e desenvolvido pela Ciferal a pedido da transportadora.

Os veículos sempre foram equipados com o chassis fabricados pela Scania, iniciando com o modelo BR116 e e posteriormente sobre K112, K113 e K124.

Foram produzidas 8 versões do Flecha Azul, do I ao VIII, de 1983 a 1999.

E um desses Flechas da Cometa veio parar na frota da Defensoria Pública do Estado da Paraíba, que o utilizava como uma Defensoria Pública Itinerante.

2012 41

Fabricado em 1991 com chassi do modelo K113 da Scania, provavelmente esse Flecha possa ter sido fruto de alguma apreensão e posteriomente repassado ao Governo do Estado da Paraíba. Sua placa era da cidade Rondonópolis, no Mato Grosso.

CMA Defensoria

Seu último registro fotográfico foi na cidade de Anápolis, Goiás, já descaracterizado no ano passado. Apesar de ter sido fotografado bem longe da Paraíba, seu emplacamento ainda continua no estado, mais precisamente na cidade do Conde.