Os ônibus usados de São Paulo que fizeram parte da frota da Reunidas

Veículos com origem em São Paulo rodaram pelo menos cinco anos na frota da empresa potiguar que compõe o Grupo A. Cândido.
Image

Por Unibus RN
Imagens Acervo Unibus RN


Em meados de 2005, a empresa Reunidas recebeu unidades do modelo Viale, da Marcopolo, para renovar sua frota. Tratava-se de veículos semi-novos, fabricados em 2001, que operaram inicialmente em Guarulhos, município localizado no estado de São Paulo, na região sudeste do Brasil.

Sans titre 2

O “Viale” era o modelo que a Reunidas vinha utilizando preferencialmente nas suas renovações, tanto de veículos novos, quanto semi-novos. Há anos, a empresa trocava o “Torino”, também fabricado pela Marcopolo, pelo Viale, que apresentava um designer com maior robustez.

No caso dos veículos que foram incluídos na frota da Reunidas, eles tinham chassis da marca Mercedes-Benz, do modelo OF-1721, também preferido da empresa potiguar até então. Naquela época, os veículos chegaram para substituir justamente os ônibus de chassi OF-1620, fabricados na década anterior.

Inicialmente, os Viale ex-Guarulhos foram direcionados para as linhas da Reunidas da região norte de Natal. Era comum vê-los nas operações que atendiam aos conjuntos Soledade II e Alvorada IV, como as linhas 07, 26 e 27. Posteriormente, também chegaram ao conjunto Santarém, atuando na linha 78.

Sans titre 8 scaled 1

Também foram redirecionados para a região sul, onde há registro da presença de pelo menos um veículo na linha 46 – a operação era de responsabilidade da empresa Reunidas.

Sans titre 4

Entre os destaques desse modelo, está a famosa janela “tampada”, isto é, com a parte inferior inteiriça, regra exigida no sistema de transporte de várias cidades de São Paulo. Devido as altas temperaturas da região nordeste, operações com ônibus nestas condições é sempre motivo de reclamação por parte dos usuários.

  • Sans titre 7
  • Sans titre 6

Também cabe destacar as diferenciações do modelo perante a maioria dos demais Viale da Reunidas, especialmente os que foram comprados zero quilômetro, ou que vieram repassados de empresas do mesmo grupo empresarial. Ao chegarem em Natal, os ônibus tinham bancada acolchoada, e aos poucos foram substituídas pelas poltronas de fibra, semelhante a que era utilizada na frota da Reunidas. Além disso, a presença da vigia traseira também destacava uma diferença dos veículos.

  • Sans titre 3
  • Sans titre 1

Os Viale ex-Guarulhos encerraram suas atividades na Reunidas por volta do ano de 2010.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.