Veja os números das vendas de carrocerias para o mercado nacional e exportações no mês de janeiro

Por Ônibus Paraibanos
Imagens Divulgação Comil / Divulgação Busscar

A Associação Nacional de Fabricantes de Ônibus – FABUS, divulgou os primeiros números da produção de carrocerias de 2021. O ranking das encarroçadoras manteve o que vinha acontecendo nos últimos meses de 2020 com a Marcopolo em primeiro lugar, a Caio em segundo e a Mascarello em terceiro lugar.

Uma grande surpresa foi a encarroçadora Busscar que no mês de janeiro, produziu mais veículos rodoviários que a Marcopolo. Foram 48 unidades da encarroçadora catarinense contra 41 da gaúcha.

A Marcopolo também ficou atrás no segmento de urbanos. Foram 122 unidades enquanto a paulista Caio produziu 143. A encarroçadora de Caxias do Sul só ficou a frente no segmento de veículos intermunicipais, aonde ela teve 77 produzidas, contra 17 da Comil, 5 da Mascarello e 2 da Neobus.

No segmento de microônibus a liderança é da Mascarello com 138 unidades contra 116 da Neobus, 33 da Marcopolo e 6 da Caio.

Como a Irizar não faz mais parte da Fabus, os números de ambas não serão mais contabilizados. Lembrando também que como a Marcopolo Rio foi desativada em outubro do ano passado, seus números não aparecerão mais nos levantamentos da Fabus.

Vejam os números:

Carrocerias produzidas em janeiro de 2021
EncarroçadoraQuantidade
Marcopolo273
Caio Induscar149
Mascarello146
Neobus118
Busscar48
Comil35

A produção no mês de janeiro foi de 769 unidades, 520 unidades a menos em relação ao mês de dezembro de 2020. Comparando com o mesmo mês do ano passado, houve uma queda de 708 unidades. Uma queda bastante acentuada em relação aos últimos meses.

Foram exportados no mês de janeiro de 2021, 138 unidades, 123 a menos que no mês de dezembro de 2020.

Carrocerias exportadas em janeiro de 2021
EncarroçadoraQuantidade
Marcopolo120
Busscar 10
Comil06
Caio01
Mascarello01
Neobus0

Confira os mapas de produção e exportação na íntegra clicando nos links abaixo

3 comentários em “Veja os números das vendas de carrocerias para o mercado nacional e exportações no mês de janeiro”

  1. Caro Site Onibus Paraibano, primeiramente parabenizo o site e as informações fornecidas.; mas venho aqui trazendo algumas informações para complementar o artigo.
    1) Queria salientar que tudo que é produzido pela Neobus pertence a Marcopolo e o que é produzido pela Buscar pertence a Caio. Sendo assim pode haver um erro na informação no paragrafo da reportagem descrito abaixo:
    2) ´´No Segmento de Microonibus a liderança é da Mascarello com 138 unidade contra 116 da Neobus, 33 da Marcopolo e e 6 da Caio.“ A Neobus pertence a Marcopolo, sendo assim o segmento de Micooonibus a lidernaça seria da Marcopolo, somando-se a produção da Neobus e Marcopolo.
    3) Creio tambem que a FABUS não esta contabilizando a produção de microonibus da Volare (Lider no mercado na venda de mico-onibus), pertencente a Marcopolo.

    1. Todos nós sabemos que a Neobus pertence a Marcopolo, porém, a Fabus separa a sua produção da Marcopolo, pois são empresas independentes. A Fabus fazia o mesmo com a Marcopolo Rio que até o final do ano passado quando contabilizava separado da Marcopolo de Caxias do Sul. Assim como o que é Busscar é diferente da Caio porque são empresas distintas. Não é pq a Caio é dona da Busscar que são as mesmas empresas, isso equivale para Neobus, Volare e demais empresas que pertencem ao Grupo Marcopolo.

      Os dados são fornecidos pela Fabus e reproduzimos as informações que ela fornece desde quando passamos a informar os números da produção de carrocerias. Não alteramos nenhuma das informações.

      Se você baixar as tabelas no fim do texto, poderás ver que os números da Neobus são separados da Marcopolo.E não sei se você acompanha as nossas postagens desde quando começamos a postar os números da produção de carrocerias, verás que os números da Marcopolo Rio também eram separados da Marcopolo.

      Atenciosamente.

  2. outro aspecto apenas para ciência dos leitores é que a NEOBUS pertencente ao grupo Marcopolo tem a sua fabricação exclusiva ao mercado de licitações principalmente ao FNDE segmento caminho da escola

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.