Primeiro avião da ITA Transportes Aéreos pode vir ao Brasil já nesta quarta

Por Aero In
Imagens Divulgação


A ITA Transportes Aéreos, parte do Grupo Itapemirim, está prestes a receber o seu primeiro avião, e isto pode ocorrer ainda nesta semana.

A empresa aérea start-up solicitou à ANAC uma Autorização Especial de Voo (AEV), para trasladar seu primeiro jato, da Espanha para o Brasil. De futura matrícula PS-SPJ, o acrônimo do nome do dono do grupo, Sidney Piva Júnior, o Airbus A320 está hoje em Madri. A autorização da ANAC é válida para o período de 3 a 24 de fevereiro.

Histórico

A Espanha, inclusive, sempre foi a casa deste A320 (msn 2589), que foi entregue originalmente para a Spanair, sediada em Barcelona, na Catalunha, e que fechou as portas em 2012.

Meses depois, foi para a concorrente Vueling, subsidiária de baixo-custo da companhia aérea nacional Iberia. Com a pandemia atingindo em cheio o país ibérico, a empresa low-cost tirou o jato da frota, estocando-o em Ciudad Real, ao sul de Madri.

Em novembro do ano passado, a ITA solicitou o registro da aeronave junto à ANAC, e, desde então, o jato tem feito voos de testes na Espanha. O último deles ocorreu na capital espanhola em 30 de janeiro e durou duas horas, segundo dados do FlightRadar24.

A rota ao Brasil

Foi solicitado na AEV um voo saindo de Madri e entrando no Brasil por Natal, no Rio Grande do Norte. Um fato curioso na AEV é que ela cita o código SBNT, que refere-se à Base Aérea de Natal, onde já funcionou o aeroporto da cidade. Atualmente, serve à cidade de Natal o aeroporto de São Gonçalo do Amarante (código SBSG).

Não se sabe o por quê desta solicitação de passagem pela base aérea, que não conta com aduana, a qual foi transferida para o novo aeroporto. De qualquer maneira, de Natal o jato seguirá para São José dos Campos, onde deve passar por nacionalização.

A autorização está válida desde a próxima quarta-feira até o dia 24 do mês corrente, que também cai numa quarta feira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.
Como ficariam os ônibus urbanos da Itapemirim? Relíquias do Museu da Itapemirim O amor pede passagem Busscar El Buss da Auto Viação 1001 Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 04/2021 Montagens de modelos com o layout da Nacional e Continental O Apache Vip na frota metropolitana da Grande João Pessoa O Apache Vip na frota municipal de João Pessoa Apache Vip da Util Renovação de frota na Boa Esperança