Do transporte para casa, literalmente: Urbanus ex-PB hoje é motorhome

Veículo que fez parte dos caminhos de casa de muitos paraibanos hoje é uma casa nos caminhos do Brasil.
Image

Por Ônibus Paraibanos
Imagens Paulo Rafael Viana / Thiago Martins de Souza / Acervo Ônibus Paraibanos


O Busscar Urbanus foi um modelo com uma boa presença na frota das empresas do sistema municipal de João Pessoa, bem como das empresas da Região Metropolitana, caso deste veículo que mostraremos hoje.

Empresas como Transnacional, Reunidas, Boa Vista, Transurb, Mandacaruense e Roger. tiveram o modelo montado sobre diversos modelos de chassi, a maioria da Mercedes-Benz. No caso da Boa Vista, que também teve o modelo em Mercedes-Benz, a empresa também o possuía em chassis Volkswagen e Ford.

Um deles, em especial, virou motorhome após operar por alguns anos no transporte de passageiros, no transporte regular e no fretamento.

Esse Urbanus foi fabricado em 1994 e possuí o chassi Mercedes-Benz OF-1618. Segundo informações do amigo Philippe Figueiredo, ele fez parte da empresa Roger, aonde possuía o prefixo 5116. Na Roger, ele operava linhas entre João Pessoa e o município de Cabedelo.

  • 100 4040 Copia
  • DSC03201

A Roger teve várias unidades desse modelo de carroceria, montados tanto em chassis de motorização dianteira quanto traseira da Mercedes-Benz.

DSC05053

Após a Roger, em 2002 esse Urbanus foi para a Paraíba Turismo, que atua no fretamento contínuo e eventual e que tem sua sede no bairro de Cruz das Armas. Seu prefixo na empresa era o 16.

WhatsApp Image 2021 01 16 at 19.36.27

Ele foi transformado em um motorhome e hoje pertence a Halley Stunt Show do piloto e campeão nacional na modalidade ‘Stunt Riding’, Halley Amorim que faz apresentações em eventos de motociclismo pelo país.