Tribus III K113? Sim, na Paraíba tem um

Além dos chassis próprios, os Tribus III possuíram dois modelos de chassi da Mercedes-Benz e um da Scania, diferente do utilizado nesse.
Image

Por Ônibus Paraibanos com informações de Lexicar
Imagens Acervo Ônibus Paraibanos

No final de 1989 foi apresentado o Tribus III, um projeto totalmente novo, com estrutura de alumínio (700 kg mais leve do que a anterior, de aço) A carroceria foi outra vez modernizada, ganhando linhas mais limpas do que o Tribus II, grade menor e para-brisas inclinados e mais amplos; na traseira, as lanternas foram remanejadas e posicionadas abaixo e acima da grade de ventilação. As carrocerias de aço, contudo, continuaram a ser fabricadas, utilizando o mesmo design dos modelos anteriores, porém com grade mais estreita ladeada por faróis retangulares duplos e nova traseira.

Com o Tribus III chegou nova identificação visual da frota e, o mais importante, uma empresa especialmente criada para fabricá-lo, a Tecnobus Implementos Rodoviários Ltda. (a partir de 1995, Tecnobus – Serviços, Comércio e Indústria Ltda.).A partir daí, além de ter uma empresa responsável pelo fornecimento de veículos para todas as empresas do grupo, a Itapemirim passava a dispor de uma marca (registrada no ano anterior), com a qual poderia, finalmente, começar a disputar uma fatia do mercado de ônibus com a concorrência.

100 3121

Segundo pesquisas, parte da frota de Tribus III possuem chassi próprio do modelo 2-12910-21 que contava com o o motor Mercedes-Benz OM 355 A e LA do O371 e já no fim de sua produção foi aplicado o motor Mercedes-Benz OM447 LA O-400.

Além dos chassis próprios, os Tribus III também possuem os chassis Mercedes-Benz O-371 RSD e OH-1635L e Scania K112 CL.

Porém, encontramos na Paraíba um Tribus III, que segundo o Sinesp, possui o chassi K 113 CL da Scania. Esse modelo de chassi foi aplicado no Tribus 4 que recebeu a nomenclatura S24.

  • Tribus III LVC
  • Tribus III AVS
  • Tribus 3 Scania
  • Tribus III JR
  • Tribus III Scania

Sobre esse Tribus III, ele passou por várias empresas de turismo na Paraíba AVS, LVC, JR, Alex Tur e seu registro mais recente é na Cris Tur, também paraibana.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.