Semob-JP define plano de circulação de trânsito e reforço de transporte para Enem

Por Prefeitura Municipal de João Pessoa
Imagem Rodrigo Gomes

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) definiu o seu plano de circulação e transporte para os domingos (17) e (24) de janeiro, datas de realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O objetivo é garantir a fluidez do trânsito e permitir que os candidatos cheguem aos locais de prova com tranquilidade.

A autarquia de mobilidade urbana vai distribuir 15 agentes de trânsito no disciplinamento do fluxo de veículos nos principais pontos de prova, como o Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Lyceu Paraibano, Faculdade Mauricio de Nassau, Faculdade Internacional da Paraíba (FPB) e Colégio Marista Pio X.

O Centro Operacional de Trânsito e Transporte (COTT) fará o monitoramento nas principais vias da cidade, identificando possíveis transtornos ao trânsito e, caso necessário, acionando as equipes em campo para solução do problema.

O superintendente da Semob-JP, George Morais, recomenda que os candidatos saiam de casa com antecedência, pois o fluxo de veículos ficará maior com a ida aos locais de prova. “É importante também que os pais dos candidatos sejam rápidos no desembarque dos alunos para evitar a formação de filas”, destacou.

Faixa liberada – A Semob-JP reforça que aos domingos e feriados é permitida a circulação de veículos particulares nas faixas exclusivas de ônibus, facilitando a chegada dos candidatos aos locais de provas, bem como agilizando o tráfego em dias com grande demanda de trânsito, como os dois próximos domingos, em função do Enem.

Ônibus – Para garantir o deslocamento daqueles que irão aos locais de provas por meio do transporte coletivo urbano, a Diretoria de Planejamento (Diplan) do órgão enviou às empresas concessionárias do serviço o plano de reforço da frota nas linhas que circulam aos domingos, haja vista a maior demanda de usuários no início da manhã nos dias do Enem, tanto de candidatos, quanto do pessoal de apoio na aplicação dos exames.

De acordo com o diretor de Planejamento, Eduardo Varandas, as linhas que já operam normalmente aos domingos serão reforçadas a partir das 9h30, e linhas que não operam aos domingos estarão circulando neste período para melhorar a prestação do serviço. São elas:

 210 – Mangabeira/Rangel; 515 – Mangabeira/Epitácio; 521 – Manaíra/Bessa; 517 – Mangabeira/Cidade Verde/Epitácio; 003 – Jaguaribe; 506 – Bairro dos Estados; 509 – João Agripino; 604 – Bairro dos Ipês/Via Ayrton Senna; 109 – Rua do Rio; 123 – Colinas do Sul/Via Perimetral; 1510 – Circular; 5110 – Circular; 502 – Geisel/Epitácio; 1519 – Valentina/Cruz das Armas/Epitácio; 5120 – Valentina/Epitácio/Cruz das Armas. Serão 50 carros extras e 120 viagens a mais.   

Disk-Semob – Para informações e reclamações, a Semob-JP disponibiliza os números 118 e o 98760-2134, que também funciona como WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.