Ônibus Paraibanos na rua: Comil Svelto da Unitrans

Por Ônibus Paraibanos – Paulo Rafael Viana
Imagens Paulo Rafael Viana / Emerson Lima


Entraram em operação nessa última segunda-feira (04) a primeira aquisição própria de ònibus da encarroçadora Comil pelo Grupo A Cândido para suas operações de linhas urbanas da capital paraibana. Até agora foram vistos por nossa equipe 14 unidades em circulação, espalhados por várias linhas do Consórcio Unitrans. Nossa equipe esteve na Lagoa e no terminal de Mangabeira nessa terça (05) para registrar essas novidades, confiram.

Até o momento são 14 desses ônibus operando, todos com carroceria Comil Svelto versão 2012 montados no já tradicional chassis OF-1721 Euro V da Mercedes-Benz. O chassi não é novidade na frota da empresa, já que é adquirido pelo Consórcio Unitrans desde 2012, mas a carroceria Comil é a grande surpresa, pois as empresas do Grupo A Cândido são frotistas tradicionais de veículos da Marcopolo. Vale lembrar que a Reunidas teve duas unidades de Comil, também do modelo Svelto, sendo esses herdados da empresa Róger quando esta deixou de operar as linhas de Cabedelo em 2003, diferente destes que foram adquiridos a parte. Também vale lembrar que o Grupo já adquiriu outros ônibus idênticos a esse para operar em linhas urbanas de Campina Grande, sendo 10 irmãos desses por lá.

Esses ônibus possuem ano de fabricação 2013. Foram adquiridos da empresa Viação Pioneira, sediada na cidade-satélite do Guará, em Brasília/DF. Possuem poltronas acolchoadas, itinerário eletrônico frontal, auxiliar frontal e lateral na cor âmbar/laranja, da marca FRT. São dotados de 3 portas, sendo a do meio equipada com elevador pra portadores de necessidades especiais. O Consórcio Unitrans adicionou a já conhecida catraca na porta traseira pra evitar embarques irregulares, e puxou a catraca dianteira mais pra frente, já que em Brasília eles operavam com cobrador.

Foram vistos em várias linhas, a exemplo da 301-Mangabeira/Pedro II, 302-Cidade Verde/ Pedro II, 204-Cristo, 102-Esplanada/Costa e Silva, 522-Renascer, 210-Mangabeira/Rangel, 5600-Mangabeira/Manaíra Shopping, dentre outras. Receberam os prefixos 07009, 07029, 07043, 07044, 07048, 07049 e 07061 pela parte da Transnacional e 08002, 08022, 08028, 08031, 08046, 08047 e 08077 pela parte da Reunidas, totalizando os 14 Sveltos vistos em operação.

Eu mesmo fotografei o atual Unitrans prefixo 08002 em Brasília, quando este tinha o prefixo 222879 operando pela Viação Pioneira. A foto acima foi feita em 1 de Janeiro de 2019, na saída da rodoviária de Brasília, no Plano Piloto. A placa JKP-4338 se transforma em JKP-4D38 pela conversão do atual sistema de placas Mercosul.

2 comentários em “Ônibus Paraibanos na rua: Comil Svelto da Unitrans”

  1. Marcopolo está perdendo alguns mercados em ônibus coletivo, para Comil e Mascarello, sendo mesmo grupo, a diferença é que são carrocerias de pessimo acabamento interno e outros, e tbm sendo as mais baratas, por isso algumas empresas, estão comprando essas carroças da Comil e Mascarello.

    1. Só que aqui tem uma diferença: esses ônibus adquiridos são seminovos, usados mesmo, como o pessoal gosta de chamar.

      Se a Marcopolo está perdendo mercado e você acredita que os ônibus da Comil e Mascarello são “carroças”, você aceitaria um monopólio da CAIO da mesma maneira que chamam a liderança de rodoviários da Marcopolo de “Marcopólio”? E as carrocerias da CAIO não são essas coisas todas que dizem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.
Como ficariam os ônibus urbanos da Itapemirim? Relíquias do Museu da Itapemirim O amor pede passagem Busscar El Buss da Auto Viação 1001 Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 04/2021 Montagens de modelos com o layout da Nacional e Continental O Apache Vip na frota metropolitana da Grande João Pessoa O Apache Vip na frota municipal de João Pessoa Apache Vip da Util Renovação de frota na Boa Esperança