Os Amélias que ainda estão em operação em Guarabira

Por Ônibus Paraibanos
Imagens JC Barboza / Rodrigo Gomes


Completando 40 anos em 2020, o Amélia foi um dos maiores sucessos da encarroçadora Caio no segmento urbano. Poucas foram as empresas de sua época que não o tiveram, levando a ser um dos modelos mais vendidos no seu nicho de mercado no período em que foi fabricado, entre 1980 e 1988.

O Amélia substituiu o Gabriela, outro grande sucesso da Caio, e foi a primeira carroceria a ser fabricada na planta da encarroçadora na cidade de Botucatu, no interior de São Paulo, inaugurada em 1982.

Mesmo 40 anos depois, é possível ver em cidades do interior do país, várias unidades do Amélia em operação seja fazendo transporte de estudantes, de rurais e até mesmo transporte intermunicipal de passageiros como vimos recentemente no município paraibano de Guarabira.

Na manhã de um sábado, enquanto estávamos na cidade do brejo paraibano, fotografamos três Amélias em operação. Um deles fazendo transporte intermunicipal para o sítio Estacada no município de Curral de Cima, um outro que faz para o sítio Paudalho no município de Araçagi e um terceiro que faz tranporte para o sítio Tananduba na zona rural de Guarabira.

O Amélia que faz a linha para o sítio Estacada pertence a empresa Trans Leite que opera no turismo contínuo e eventual, além do transporte escolar e tem sede na cidade de Araçagi. Ele possui o chassi OF-1113 da Mercedes-Benz e foi fabricado em 1982.

Já o Amélia escolar, o mais novo de todos e que vai para o sitío Paudalho em Araçagi, segundo o Detran-PB, foi fabricado em 1986 e o seu chassi é o OF-1313 da Mercedes-Benz.

E por último, o que faz a linha para o sítio Tananduba, possui também o chassi Mercedes-Benz OF-1313 e sua fabricação é do ano de 1983. A pintura utilizada nele lembra muito a utilizada no passado pela empresa fluminense Rio Ita, mas não se sabe se já pertenceu a ela anteriormente.

2 comentários em “Os Amélias que ainda estão em operação em Guarabira”

  1. Não pertenceram ao Rio de janeiro nenhum dos 03 o primeiro era de Pernambuco como mostra as iniciais das placas KFV e os demais do Rio grande do Norte como mostra as iniciais das placas MYL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.
Como ficariam os ônibus urbanos da Itapemirim? Relíquias do Museu da Itapemirim O amor pede passagem Busscar El Buss da Auto Viação 1001 Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 04/2021 Montagens de modelos com o layout da Nacional e Continental O Apache Vip na frota metropolitana da Grande João Pessoa O Apache Vip na frota municipal de João Pessoa Apache Vip da Util Renovação de frota na Boa Esperança