Ônibus da Buser é flagrado fazendo várias ultrapassagens proibidas na BR-267

Por JF Informa
Imagens / Vídeo Redes Sociais

Um ônibus da empresa Mateus Turismo a serviço da plataforma Buser, foi flagrado por motoristas na BR-267 no trecho entre Juiz de Fora e Bicas, MG, realizando varias ultrapassagens proibidas.

O vídeo foi gravado no dia 24/11/2020 as 18:13hs na BR 267 entre o trevo da cidade de Bicas e Guarará, em Minas Gerais, Verifica se que o motorista tenta ultrapassar por algumas vezes em local de faixa contínua, na última tentativa depara com o caminhão no sentido contrário freia e volta rapidamente para sua pista.

Em um trecho do vídeo é possível observar que o motorista do caminhão que estava sendo cortado precisou reduzir bastante a velocidade para evitar uma colisão.

A conselheira da Abrati (associação brasileira de transporte rodoviário interestadual) Letícia Pineschi, se manifestou sobre o assunto.

“Numa semana tão triste, em que somamos aos milhares de óbitos da COViD em 2020 no Brasil, mais 40 passageiros, trabalhadores e saudáveis, vale a reflexão : quantos mais devem perecer, para que se perceba que o transporte de PESSOAS é um serviço que tem de contemplar segurança e excelência, não somente boas intenções e alguns ônibus “bem arrumadinhos”, cujos gentis proprietários não fazem a mínima ideia da responsabilidade que assumem.

Nossas vidas valem mais! Diga NÃO ao transporte clandestino. #vaderegular”

O JF Informa entrou em contato com a assessoria de comunicação da plataforma Buser que nos encaminhou a seguinte nota:

“A Buser identificou o veículo que aparece nas filmagens e já aplicou multa à empresa parceira que realiza a operação de transporte. Além disso, o motorista foi demitido pela empresa de transportes e bloqueado pela plataforma. As imagens mostram um fato isolado que não condiz com o padrão de segurança estabelecido pela Buser, que encaminhou os dados do profissional ao Detran para que as providências administrativas sejam tomadas, com a suspensão da habilitação.

A Buser tem a segurança como um dos pilares de sua atividade, e desde o início de sua atuação implementou o seguro de viagem grátis para todos os passageiros; câmeras de fadiga que detectam cansaço do motorista e evitam acidentes; sensores de cinto de segurança, que enviam sinais sonoros e luminosos; telemetria – equipamento que controla a velocidade do ônibus; equipe de monitoramento de segurança treinada que funciona 24h por dia; assentos preferenciais para mulheres e câmeras de monitoramento dentro dos veículos.”

Ultrapassar em local proibido, conforme estipula o art. 203 do CTB, configura uma infração gravíssima com penalidade de multa multiplicada 5 vezes (além disso, aplica-se o dobro da multa em caso de reincidência em até 12 meses).

Mas você sabe quais são os locais considerados proibidos para realizar essa manobra? É o mesmo artigo citado acima que os estipula. Veja quais são:

  • nas curvas, aclives e declives, sem visibilidade suficiente;
  • nas faixas de pedestre;
  • nas pontes, viadutos ou túneis;
  • parado em fila junto a sinais luminosos, porteiras, cancelas, cruzamentos ou qualquer outro impedimento à livre circulação;
  • onde houver marcação viária longitudinal de divisão de fluxos opostos do tipo linha dupla contínua ou simples contínua amarela.

Analisando o último item descrito acima, que estabelece como sendo infração a ultrapassagem feita em trecho da via em que há linha dupla continua, entenda que essa linha corresponde à sinalização horizontal, as pinturas na pista que dividem os dois sentidos do fluxo de veículos.

A pintura pode ser contínua, o que indica que é proibido ultrapassar, ou tracejada, que sinaliza a permissão.

As linhas podem ser duplas também. Se uma delas é contínua e a outra é tracejada, significa que apenas para os veículos do lado da faixa contínua não é permitido ultrapassar.

O órgão rodoviário responsável por pintar as vias considera as condições que cada local oferece para uma ultrapassagem segura ao decidir que tipo de linha ele terá.

Nos demais casos do art. 203, a infração é caracterizada mesmo que não haja pintura alguma. Havendo sinalização tracejada, entende-se que a ultrapassagem é permitida nesses locais.

É importante ressaltar, porém, que em curvas, aclives e declives, a ultrapassagem é perigosa, uma vez que o motorista pode não ter uma visão ampla do fluxo contrário.

A multa por ultrapassar em local proibido, por ser de natureza gravíssima (art. 203), portanto, resulta em sete pontos para o motorista infrator. podendo ter sua carta suspensa.

1 comentário em “Ônibus da Buser é flagrado fazendo várias ultrapassagens proibidas na BR-267”

  1. ACREDITAM QUE MESMO APOS ESSA IRRESPONSABILIDADE A BUSER NOS DIAS ATUAIS VOLTOU COM ESSE PESSIMO PARCEIRO, PARA CORRERMOS RISCO DE VIDA, SEM CONTAR COM AS DORES DE CABEÇA POIS OS ONIBUS DESTE MESMO PARCEIRO O MATEUS TURISMO DE MONTES CLAROS MG SO VIVE QUEBRANDO, ONDE ESTAVAM COM A CABEÇA DE VOLTAR COM ESTA IMPRESA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.
Paradiso DD da Itabus Ideale da VIX Logística Paradiso DD da Fabbitur Paradiso DD da Martinele Transportes Ideale da Tursan Turismo Comil Svelto da Viper Transportes Cidades com Tarifa Zero O CAIO Amélia na Transnacional Itapemirim confirma negociação para patrocinar o Flamengo Ideale da Rimatur