Motoristas de ônibus fazem paralisação no Rio; TRE-RJ aciona a Polícia Federal

Por G1
Imagens Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro acionou a Polícia Federal na manhã deste domingo (29) contra uma paralisação de motoristas de ônibus no Rio. Segundo o tribunal a “paralisação é ilegal e representa grave impedimento e embaraço às eleições”.

Desde a madrugada, funcionários das viações Redentor e Futuro decidiram entrar em greve. O movimento atinge moradores das regiões de Jacarepaguá, Barra da Tijuca e Recreio, na Zona Oeste da cidade.

Os motoristas dizem que as empresas querem dividir o 13º em oito parcelas e não estariam recolhendo o FGTS e o INSS, entre outras reclamações.

O TRE disse ainda que as “lideranças do movimento serão responsabilizadas”, conforme previsto na legislação. Os crimes, no entanto, ainda estão sendo apurados.

A Polícia Federal é sempre acionada em casos relativos à Justiça Eleitoral.

O juiz Luiz Márcio Pereira foi designado para acompanhar as negociações. Por volta das 9h40, ele estava em frente à garagem da Viação Redentor.

Consórcio Transcarioca

Em nota, o Consórcio Transcarioca, responsável pelo transporte na região, disse que foi surpreendido pela paralisação e que as empresas vinham negociando o parcelamento do 13º salário (confira abaixo a íntegra da nota).

“O Consórcio Transcarioca informa que rodoviários das viações Redentor e Futuro decidiram paralisar as atividades na madrugada deste domingo, o que vem impedindo a saída de ônibus das garagens. O movimento tem impacto nas regiões de Jacarepaguá e Barra, incluindo localidades como Rio das Pedras, Cidade de Deus, entre outras.

As empresas vinham negociando o parcelamento do 13º salário, inclusive com a participação do Ministério Público do Trabalho (MPT), e foram surpreendidas com a paralisação neste domingo de segundo turno de eleição no Município do Rio.

A dificuldade das empresas de ônibus vem sendo anunciada publicamente há tempos, sendo consequência da mais grave crise já enfrentada pelo setor no Município do Rio.

O congelamento da tarifa há quase dois anos e a concessão de gratuidades sem fonte de custeio são algumas das causas do colapso econômico-financeiro que vem atingindo as empresas que circulam na capital, impactadas por uma brutal queda de receita que foi agravada pelas medidas implementadas de combate à Covid-19.

O Consórcio Transcarioca reitera seu respeito pelos rodoviários, mas faz um apelo aos profissionais para que as negociações sejam retomadas imediatamente e possam evitar que a paralisação neste domingo prejudique milhares de usuários eleitores que utilizarão o transporte público por ônibus para exercer o democrático direito ao voto.”

2 comentários em “Motoristas de ônibus fazem paralisação no Rio; TRE-RJ aciona a Polícia Federal”

  1. Ja era de se esperar isso ja que o candidato a prefeito do Rio de janeiro tem acoes do GRUPO REDENTOR o fato é que usaria de seus conhecimentos para tentar prejudicar a população e atingir o atual prefeito não sou a favor do atual prefeito nem a favor do candidato a prefeitura maos acho isso o cúmulo do absurdo atingir a população pra tentar ganhar a eleição os motoristas foram manipulados por pessoas ligadas a ele acorda povo

    1. Você está bem mal informado pois nenhum dos candidatos são sócios do Grupo Redentor. Os sócios do Grupo Redentor são os seguintes:

      Avelino Antunes
      Getúlio Antunes
      Aldina Antunes Ribeiro
      Márcia Pires Ribeiro Dias
      Maria Helena Pinheiro Antunes
      Francisco Artur Coutinho Pinheiro
      Ana Filomena Coutinho Pinheiro
      João Alexandre Coutinho Pinheiro
      Renata Valença de Castro Antunes Pinheiro
      Ricardo Valença de Castro Antunes
      Amanda Pinheiro Antunes dos Reis Gomes
      Pablo Pinheiro Antunes dos Reis Gomes

      Como pode ser visto, nenhum dos sócios do Grupo Redentor era ou foi candidato a prefeito do Rio e/ou nenhum dos candidatos são sócios do Grupo Redentor.

      Temos que tomar cuidado com o que falamos sem saber, pois podemos ser prejudicados por falar demais,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.
Como ficariam os ônibus urbanos da Itapemirim? Relíquias do Museu da Itapemirim O amor pede passagem Busscar El Buss da Auto Viação 1001 Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 04/2021 Montagens de modelos com o layout da Nacional e Continental O Apache Vip na frota metropolitana da Grande João Pessoa O Apache Vip na frota municipal de João Pessoa Apache Vip da Util Renovação de frota na Boa Esperança