Irizar incorpora gás natural em sua gama de tecnologias

Desta forma, o Grupo Irizar expande a sua gama de produtos e soluções tecnológicas eficientes e sustentáveis ​​ao nível da operação, tornando-se a marca que integra todas as tecnologias atuais.
Image

Por Irizar
Imagem Divulgação

Como resultado do seu esforço para oferecer soluções inovadoras e sustentáveis ​​às diferentes necessidades de mobilidade do futuro, o Grupo Irizar incorpora Gás Natural Comprimido (GNV) e Gás Natural Liquefeito (GNL) à sua gama de tecnologias

Desta forma, expande o seu leque de produtos e soluções tecnológicas eficientes e sustentáveis ​​ao nível da operação, tornando-se a marca que integra todas as tecnologias existentes no mercado. Desde ônibus integrados e convencionais com diesel Euro 6D, HVO, motor de combustão B100 e gás natural ou biogás até ônibus e veículos 100% elétricos, incluindo ônibus com tecnologia híbrida paralela nos seus modelos classe I e classe II para serviços urbanos e interurbanos.

A gama de veículos a gás inclui os modelos Irizar i4 e Irizar i3le de 12 a 15 metros na versão GNV e Irizar i4, Irizar i6 e Irizar i6S de 12 a 15 metros na versão GNL, todos com chassis Scania. O primeiro veículo equipado com esta tecnologia é o modelo Irizar i4 classe II, um ônibus versátil e ideal para transporte metropolitano, suburbano, escolar ou empresarial. É um Irizar i4 versão H, 12.920 m de comprimento em um chassi Scania K320 EB 4X2 E6D CNG. Aos seus atributos inconfundíveis de versatilidade, completamos a gama de tecnologias de propulsão atuais disponíveis em veículos integrais ou convencionais sobre chassis.

Com um peso total aproximado de 750 kg., Incorpora 4 tanques cilíndricos longitudinais tipo IV GNV, com um volume total de 1260 dm3 e uma capacidade de gás aproximada de 240 kg. Porém, dependendo das necessidades do operador, pode ser equipado com um tanque adicional para aumentar a autonomia. Também inclui um painel de enchimento com duas saídas de gás e um manômetro. A integração dos tanques de armazenamento preserva a estética e a aerodinâmica do veículo e permite que ele execute o mesmo tipo de serviço que um veículo diesel semelhante com ótima aderência à estrada e máxima segurança.

Os veículos estão equipados com o mesmo sistema de ar condicionado dos veículos a diesel. A altura do forro do teto, os bagageiros internos e a capacidade do bagageiro são iguais à da versão diesel.

O motorista possui uma tela de controle de gás para cumprir todos os protocolos de segurança. Ele permite que a detecção de vazamentos e controle a inicialização do sistema de supressão de incêndio em aerossol de aditivo de água.

Estes veículos cumprem com o Regulamento R66.02 mesmo com 700 kg de peso extra no teto e com os protocolos de segurança térmica e de segurança mecânica, de acordo com o Regulamento 110.

Vale lembrar que a nova geração do modelo i4 foi apresentada em outubro de 2019 na feira internacional Busworld.

A Irizar já tem encomendas destes veículos no seu portfólio.