Mercedes-Benz lança chassi de ônibus OF 1621 para fretamento

Com balanço dianteiro e traseiro mais curto, veículo apresenta maior ângulo de entrada e de saída, facilitando o serviço de fretamento dentro dos bairros da cidade.
Image

Por Planeta Caminhão
Imagens Divulgação

A Mercedes-Benz apresentou hoje seu chassis de ônibus OF 1621, desenvolvido para o fretamento. Diferentemente do restante do segmento de transporte de passageiros, o segmento de fretamento apresentou tendências positivas. Com o cenário do Covid e os cuidados com isolamento, os ônibus que anteriormente transportavam até 48 passageiros atualmente estão transportando metade – e isso acabou gerando uma necessidade de aquisição de novas unidades. E para este segmento, a Mercedes-Benz apresentou seu novo modelo, com PBT de 16,5 toneladas e motor OM 924 LA com 208 cavalos de potência.

O chassi pode receber carroceria de até 12,55 metros de comprimentos, o que permite a montagem de até 48 assentos mais o dispositivo de poltrona móvel para acessibilidade a cadeirantes.

OF 1621 59 3ok 1024x683 1

“Nosso portfólio tradicionalmente já oferece vários modelos de chassis de ônibus para as empresas do segmento. Com esse lançamento, o nosso grande diferencial é que o inédito OF 1621 foi concebido especificamente para ser o modelo de entrada do segmento de fretamento contínuo a partir de pedidos de clientes que nos solicitaram um ônibus com um custo mais atrativo, sem abrir mão do maior número possível de assentos, permitindo o transporte dos passageiros com distanciamento e segurança”, ressalta Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

A solução técnica encontrada foi um modelo com balanços dianteiro e traseiro mais curtos e entre-eixos de 5,95 metros. Com isso, foram acomodados os equipamentos como o tanque de combustível de 300 litros, o tanque de ARLA, baterias, sistema de pós-tratamento dos gases de escape e preparação para ar condicionado sem a necessidade de retrabalhos como corte das longarinas e retrabalho do cardan para alongamento do chassi. Com esta diminuição de retrabalhos, o chassi sai muito mais amigável para receber a carroceria de forma mais rápida.

“A Mercedes-Benz é a primeira marca que traz para o mercado um veículo completamente dedicado ao serviço de fretamento contínuo”, informa o executivo. “Esse projeto foi realizado em parceria com os encarroçadores, visando a otimização do tempo de encarroçamento e um menor volume de retrabalho pelo implementador. Os clientes também foram ouvidos e contribuíram com esse processo. A empresa paranaense Rimatur, por exemplo, referência nesse segmento, participou ativamente e forneceu inputs acerca da configuração do chassi. Essa visão do cliente contribuiu muito para a assertividade do desenvolvimento desse novo produto da marca”, diz Walter Barbosa.

MB 14lok 1024x683 1

Entendendo a parte técnica:

Por sua característica plug and play, o novo OF 1621da Mercedes-Benz é um chassi que já vem pronto para encarroçamento, assegurando maior rapidez, menor interferência e menor reposicionamento de componentes, com ajustes da posição de escape, sistema de freios e suportes do quadro.

O OF 1621 se caracteriza por balanços dianteiro e traseiro curtos. Na parte dianteira, isso resulta em maior ângulo de entrada e de saída, facilitando o serviço de fretamento contínuo, dentro dos bairros da cidade. Na traseira, o balanço curto possibilita a instalação de bagageiro passante, permitindo também a acomodação do estepe.

OF 1621 59 6okk 1024x683 1

O motor OM 924 LA do OF 1621 é o mesmo do OF 1721, amplamente conhecido no mercado por sua força, robustez, desempenho excelente e baixo consumo de combustível. Sua potência é de 208 cv a 2.200 rpm, com torque máximo de 780 Nm entre 1.200 a 1.600 rpm. Esse motor possui polia com canaleta adicional para acionamento do compressor do ar condicionado.

A esse propulsor junta-se o câmbio G-85 de 6 marchas.