Relíquias da Itapemirim: Um Tribus 4 que continuou amarelo

Layout que o veículo utiliza atualmente, apesar de ser o que a Itapemirim emprega no momento, ele nunca o teve.
Image

Por Ônibus Paraibanos
Imagens Acervo Ônibus Paraibanos


Em meados da década de 90 os ônibus fabricados pela Tecnobus, encarroçadora do Grupo Itapemirim, foram reestilizados e ficaram bastante semelhantes ao monobloco Mercedes-Benz O-400 que haviam sido descontinuados pela montadora alemã em 1996. Os novos modelos da Tecnobus foram batizados de Tribus IV e o Superbus IV, os penúltimos modelos a serem fabricados pela encarroçadora.

Muitas unidades deste modelo ainda estão na frota da Viação Itapemirim, desativados, logicamente, tanto que nesses diversos leilões da frota antiga da empresa, várias deles estão sendo disponibilizados para serem arrematados.

Um desses Tribus IV, está na Paraíba. É o antigo 42013 da Itapemirim, que possui o chassi Tecnobus T.23 que vem com o motor Mercedes-Benz OM447LA. Esse motor é o que equipa o chassi O-400 RSD da montadora.

  • 42013 4
  • 42013 5

O 42013 quando fazia parte da Itapemirim compunha a frota do serviço Starbus, que segundo a própria empresa divulgava, o Starbus foi o primeiro serviço executivo em ônibus rodoviário com três eixos.

42013
O 42013 já desativado

Contando com sistema de ar condicionado com saídas indivuduais, banheiro, poltronas executivas, porta pacotes, luzes de leitura, entre outros itens de conforto, o Tribus IV hoje, segundo informações, pertence a empresa Trans Edtur da cidade paraibana de Campina Grande e foi fotografado em outubro passado na praia da Penha em João Pessoa.

P1030305

O antigo 42013 da Itapemirim ostenta um layout que ele não chegou a ter na empresa capixaba e que algum dos proprietários posteriores dele, aplicaram no veículo. Além do amarelo tradicional como cor principal, traz ainda vários detalhes bem semelhantes ao layout que é utiizado atualmente na legítima amarelinha.