Transnacional de João Pessoa com Comil Svelto? Sim!

Para quem não acreditava que a maior empresa de transporte urbano de João Pessoa compraria algo que não fosse Marcopolo, a empresa vai receber pelo menos dez Comil Svelto.
Image

Por Ônibus Paraibanos
Imagens Eduardo Amorim
/ Acervo Ônibus Paraibanos

A Transnacional de João Pessoa vai receber pelo menos dez unidades do Comil Svelto. As unidades seminovas, de fabricação 2013, são encarroçadas em chassis OF-1721 Bluetec5 da Mercedes-Benz.

As unidades foram adquiridas junto a Viação Pioneira, do Distrito Federal, juntamente com as unidades direcionadas a Expresso Nacional de Luxo para o transporte municipal de Campina Grande. As unidades que chegam na Transnacional pessoense substituem unidades de 2010.

Os veículos possuem três portas, sendo as do meio equipadas com elevador para cadeirantes. Possuem ainda letreiros eletrônicos da marca FRT de cor âmbar, poltronas estofadas e piso taraflex.

As unidades estão sendo preparadas e adaptadas para o sistema e devem ser integradas ao sistema nos próximos dias. Não há definição sobre linhas.

O Comil Svelto padrão no modelo de 2012 faz a sua estreia no sistema pessoense onde menos se poderia esperar. Antes, a São Jorge trouxe a versão Midi, com nove unidades remanejadas de sua filial de fretamento, das quais atualmente só duas rodam. As demais versões do modelo urbano da encarroçadora de Erechim já estiveram no sistema pessoense.

Herdeiros do Cisne

Essa é a primeira vez que a Transnacional terá unidades do Svelto na frota, porém será o retorno das carrocerias de Erechim na empresa de Água Fria após 28 anos da baixa dos Incasel Cisne.

100 2386

Quando a Transnacional adquiriu a Viação Nossa Senhora das Neves, herdou vários ônibus, entre os quais nove Incasel Cisne adquiridos zero quilômetro em 1983. Dois anos depois, a Incasel teve os bens levados a leilão, arrematada pelo Grupo Comil, que assumiu a fábrica, trocou o nome e tocou a produção.

Foram os primeiros e únicos Cisnes do sistema municipal – no intermunicipal, a Wilson teve Cisne operando em Bayeux, onde hoje a Transnacional também está.