Ônibus Paraibanos

Um #TBT de respeito: Monobloco 3245 da Itapemirim

Por Ônibus Paraibanos
Imagens Acervo Ônibus Paraibanos


Um dos modelos que foi a cara da Itapemirim nos anos 70 e 80, foi o monobloco Mercedes-Benz O-355. Lançado em 1973, o O-355 mantinha a mesma estética do O-362, lançado pela montadora em 1971, porém trazendo o potente motor OM-355, com injeção direta e 200 cv.

A empresa capixaba, possuiu praticamente todos os modelo de monoblocos rodoviários da Mercedes-Benz. Inclusive o último monobloco produzido no país, um O-400 RSD, fabricado em 1996, pertenceu a Itapemirim.

Um dos O-355 que fizeram parte da frota da Itapemirim, o de prefixo 3245, foi adquirido pela Empresa Soares, com sede em Teresina, capital piauiense e que opera linhas intermunicipais no estado.

A empresa manteve todas as características da Itapemirim a época que ele integrava a frota da autêntica “amarelinha”. Só teve adicionado o nome da Soares e o seu prefixo na empresa. Até o prefixo dele na Itapemirim foi mantido internamente no veículo.

Seu último registro foi num ferro-velho as margens da BR-343, próximo a rodoviária de Teresina.

E esse monobloco já apareceu no filme “Os Trapalhões nas Minas do Rei Salomão”. No vídeo, resgatado no YouTube, nos primeiros segundos, aparece o monobloco 3123 e aos 37 segundos, pode ser vista o 3245 ainda novo, já que o filme é de 1977, seu ano de fabricação.

Veja o vídeo extraído do filme:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.