No ar como em terra: Itapemirim aposta no mercado de usados

Em terra, as últimas aquisições da Itapemirim foram de carros seminovos. No ar, a empresa deve arrendar aviões de segunda mão, prática comum nesse mercado.
Image

Por Ônibus Paraibanos
Imagens
Alex de Souza

A ITA Transportes Aéreos vai iniciar suas atividades em março de 2021 – é o que ela prevê – com 10 aeronaves do modelo Airbus A320, com objetivo de multiplicar o número nos próximos anos. As informações são do AEROIN, portal especializado em aviação. Segundo o mesmo portal, a Itapemirim anunciou ainda que assinou cartas de intenção para dez jatos.

Ainda segundo a mesma publicação, a empresa aproveitou um momento de oferta de aeronaves disponíveis para arrendamento, que muitas empresas aéreas devolveram a agências de leasing por conta da queda de passageiros gerada pelas restrições e limitações do mercado provocadas pela pandemia da COVID-19.

Essa prática de arrendamento de aviões de segunda mão é comum no mercado aéreo. O AEROIN citou como exemplo a companhia low-cost americana Allegiant Air. Em entrevista à Bloomberg, o diretor finaceiro da empresa, Greg Anderson, disse que está sendo “inundado” com ofertas de empresas de leasing para arrendamento de aeronaves Airbus A320. Essa “chuva” de propostas começou, disse ele, depois que a empresa anunciou sua intenção de adicionar mais Airbus A320 de segunda-mão à frota no começo de 2021.

Em terra não é diferente

Se no ar a intenção é arrendar aeronaves de segunda mão, o mesmo movimento se vê em terra. Isso porque as últimas aquisições da empresa foram de segunda mão também; eram ônibus de empresas de turismo, setor tão afetado pela pandemia quanto o aéreo.

Itapemirim 17011 Marcopolo New Paradiso G7 1800 DD ex Rovetur ES 3000 1

Várias empresas de turismo fizeram investimentos pesados com aquisição de ônibus, mas a pandemia os parou, e os carros tem que rodar, evidentemente. Por essa razão vários ônibus dessas fontes apareceram na Itapemirim, e todos eles do mesmo modelo; se no ar a aposta é nos Airbus, em terra é no Marcopolo G7.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.