Ônibus Paraibanos

JampaBus “entrega” fim das linhas 3507 e 5307; linhas substitutas aparecem no aplicativo

Por Ônibus Paraibanos
Imagens Rodrigo Gomes

Quem acessou o JampaBus hoje percebeu a presença de duas linhas que não foram divulgadas ainda pela imprensa, mas que entregam o que já era óbvio de acontecer desde o fim das linhas 3510/5310. Trata-se da redefinição das linhas de Mangabeira por Dentro e Cidade Verde nos trechos atendidos pelas linhas 3507 e 5307, da Reunidas.

Como se sabe, desde a retomada do sistema, as linhas 3507 e 5307 passaram a atender Mangabeira por Dentro no sentido Pedro II em substituição ao 303. Já haviam queixas nesse sentido pelos moradores de Mangabeira por Dentro da ausência da linha.

E pelo que se vê no JampaBus, a volta do 303 parece próxima. A linha já aparece no aplicativo, com itinerário sem alterações, mas sem exibir previsões. Isso não quer dizer que não possa ser estendido; o 304 reapareceu no aplicativo ainda exibindo o itinerário de quando era Castelo Branco, só depois atualizado para a versão estendida até os Bancários.

E na Epitácio?

O que o aplicativo entrega é a substituição da 5307 pela linha 530, como o print abaixo exibe. É a mesma linha do Cidade Verde, só que sem passar na Pedro II, e sim por Mangabeira VII, na mesma lógica de trajeto do 5307 no sentido Terminal-Epitácio. O terminal não é o mesmo das demais linhas do Cidade Verde.

A intenção é clara de evitar sobreposição, uma vez que quem realiza o itinerário do Cidade Verde pela Pedro II é a linha 302, e há facilidade de Integração Temporal sendo uma linha radial. A linha 517 tem o terminal no Cidade Verde, mas trafega em toda a extensão da Josefa Taveira.

Segue a racionalização

O que os prints entregam é a extinção de mais uma circular de bairro, substituída por duas radiais, possibilitando a integração com as demais linhas, eliminando sobreposições e criando linhas objetivas e não muito extensas.

Leia: É o fim das circulares de bairro?

A Semob ainda não confirmou quando essas mudanças irão acontecer. Acontecendo, as últimas circulares de bairro de João Pessoa vão sendo as linhas 1519 e 5120, do Valentina. Essas linhas também podem ser substituídas, visto que são sobrepostas as circulares, e uma redefinição pode amenizar as já clássicas queixas sobre o atendimento e a cobertura das linhas do Valentina.

Compartilhe esta matéria

2 comentários em “JampaBus “entrega” fim das linhas 3507 e 5307; linhas substitutas aparecem no aplicativo”

  1. E em relaçao as linhas 2501 e 5201? Será que elas voltam como a antiga 501-colinas/epitacio? E a 201-ceasa vai acabar? E pasaará a ser 201-colinas/rangel? Cobrindo o trecho do ceasa ? Ja que pra mim o trecho entre a unipe e o shopping sul nao tem rotatividade de passageiros

    1. O trecho da Ceasa até o final da Leonel Pinto de Abreu já é coberto pela linha 202-Geisel, foi ela quem a substituiu naquele trecho do Rangel que o Ceasa cobria. A constatação de baixa demanda nesse trecho que você se referiu entre o Unipê e o Shopping Sul pode ter pesado para a linha não voltar, mas surpresas podem acontecer; o 304 não era cotado e virou uma versão estendida até os Bancários, indo até o Mangabeira Shopping.

      O mais provável no caso do Colinas do Sul é não haver uma linha para o corredor 2 e só ser reativada a do corredor 5, ou até nem isso; o atendimento das linhas do corredor Cruz das Armas já cobre com eficiência e o Conexão Bairro pode ser usado como opção para cobrir o itinerário da Epitácio; o usuário paga 2 reais no C001 e mais 2 reais no 5100 usando o Passe Legal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.