Marcopolo e Moovit iniciam parceria para a oferta de soluções de mobilidade como serviço

O propósito da Marcopolo Next é melhorar a experiência de vida por meio da mobilidade, facilitando a conexão entre indivíduos, serviços e espaços
Image

Por Tiinside
Imagem
Rodrigo Gomes

A Marcopolo Next, divisão de novos negócios da Marcopolo, passará a oferecer soluções tecnológicas para modais coletivos em parceria com o Moovit. O objetivo é contribuir para melhorar a mobilidade urbana com novas alternativas de operação do transporte coletivo e pavimentar o caminho para que mais tecnologias sejam implementadas no futuro.

A iniciativa envolverá uma consultoria para o diagnóstico dos sistemas de mobilidade para então serem propostas soluções ligadas ao conceito de Mobility as a Service às cidades brasileiras. Entre estas soluções estarão tecnologias de integração dos modais, além de Transporte Sob Demanda (TOD) combinadas com o material rodante.

Pelo conceito do Transporte Sob Demanda (TOD), os veículos são solicitados pelos passageiros por meio de um aplicativo com tecnologia do Moovit, semelhante ao que ocorre com os aplicativos de carros. Neste caso, as viagens de ônibus podem ficar mais rápidas e convenientes, já que o motorista segue o app e flexibiliza a rota. Os veículos em operação também podem ser menores que os tradicionais, mais adequados para circularem por ruas alternativas às das linhas convencionais. O TOD é uma opção complementar aos sistemas de alta capacidade e às linhas regulares, portanto não concorre com estes.

A transportadora também poderá definir o público-alvo, rota fixa ou flexível, tarifa fixa ou dinâmica, entre outros fatores. Além disso, é possível operar com um mix de veículos de tamanhos diferentes.

O modelo deste tipo de operação é definido e regulamentado pelas prefeituras. Desta forma, Marcopolo Next e Moovit desenvolverão laboratórios de mobilidade (Mobility Labs) junto a administrações municipais e operadores para testar o conceito.

O Moovit, uma empresa Intel, possui mais de 865 milhões de usuários pelo mundo e está presente em 3200 cidades de 107 países, portanto os sistemas ofertados estarão preparados para atender de forma eficiente e até customizada a grande parte das cidades brasileiras.

Inovação, mobilidade e conexão

Voltada para o futuro da mobilidade, a Marcopolo Next desenvolve serviços e sistemas inteligentes que facilitam o deslocamento e a conexão das pessoas, além de novos modais. A divisão segue o conceito de company builder, ou seja, é essencialmente uma área que constrói startups e novos negócios. Foi criada em 2019 como parte da aceleração dos processos de inovação previstos no Plano Estratégico 2025 da companhia.

O propósito da Marcopolo Next é melhorar a experiência de vida por meio da mobilidade, facilitando a conexão entre indivíduos, serviços e espaços. A divisão está focada nos vetores de crescimento da companhia. Portanto, os projetos são voltados tanto para o core business da Marcopolo, que é líder no segmento de produção de carrocerias de ônibus, quanto para outros setores econômicos.

Em junho deste ano, lançou a plataforma Marcopolo BioSafe, com uma série de inovações em biossegurança, em resposta à pandemia de Covid-19. As soluções foram adotadas por diversas empresas no Brasil e no exterior.