Marcopolo fornece primeiro ônibus com sistema MOVON de soluções BioSafe

Veículo será fornecido para o operador Sol Bus S.R.L., da Argentina.
Image

Por Secco Consultoria de Comunicação
Imagens Divulgação Marcopolo

Reforçando a sua estratégia de, cada vez mais, introduzir no mercado inovações que ampliem a segurança e tornem as viagens de ônibus ainda mais seguras e confortáveis, a Marcopolo fechou a venda de um ônibus Paradiso New G7 1200 com diferentes soluções BioSafe e o inédito sistema de segurança e assistência ao condutor MOVON MDAS-9. O veículo, entregue em setembro para o operador de transporte Sol Bus, da Argentina, será utilizado nas linhas nacionais e de turismo da empresa.

“O Paradiso New G7 1200 fornecido para a Sol Bus é a primeira unidade adquirida pelo cliente com soluções Marcopolo BioSafe, que incluem sistema de ar-condicionado e sanitário com luz ultravioleta UV-C para desinfecção, capa de poltronas com tecido antimicrobiano e dispensers de álcool em gel na entrada”, comenta José Luiz Moraes Goes, gerente executivo de Negócios Internacionais Região América Latina. Segundo o executivo, o sistema MOVON MDAS-9 está sendo oferecido como opcional para os modelos rodoviários da marca.

  • 07102020 Marcopolo BioSafe Sol Bus 5
  • 07102020 Marcopolo BioSafe Sol Bus 4
  • 07102020 Marcopolo BioSafe Sol Bus 3
  • 07102020 Marcopolo BioSafe Sol Bus 2

O veículo possui chassi Scania K440 6×2, com terceiro eixo direcional, 15.000mm de comprimento e capacidade para transportar 54 passageiros em poltronas do modelo Semileito 1060. Internamente, o ônibus é equipado com meia parede de separação, sistema de áudio e vídeo com preparação para DVD e cinco monitores, cortinas, itinerário eletrônico, amplo bagageiro e porta-pacotes.

Sistema MOVON de assistência ao condutor

O MOVON MDAS-9 é um sistema inovador de segurança veicular passiva, desenvolvido para auxiliar o condutor e evitar possíveis acidentes, geralmente causados por distração humana. Utilizando uma tecnologia avançada de processamento de imagem, o sistema escaneia o percurso à frente e alerta o condutor, através de alertas visuais e sonoros, sobre os perigos identificados.

Já é consenso entre os órgãos mundiais de segurança no trânsito, que esse sistema de alerta preventivo ao motorista, diminui o custo de manutenção dos veículos da frota, gera economia de combustível e, acima de tudo, salva vidas.

O sistema conta com uma câmera inteligente instalada no para-brisa que faz o reconhecimento de veículos e outros objetos à frente. O sistema calcula a distância, tempo de colisão (TpC) e velocidade relativa do objeto à frente, alertando o motorista quando o veículo está se aproximando de outro muito rapidamente ou quando houver um potencial para colisão. O sistema também detecta e alerta ao identificar à frente, pedestres, motocicletas, bicicletas e até patinetes. Outra função importante, é o alerta para saída da faixa de rodagem sem a devida atenção do motorista, ou seja, o motorista não acionou as setas antes de mudar de faixa.

O equipamento conta também com um DVR full HD integrado para gravar todo o percurso continuamente.

A Sol Bus S.R.L tem sede em Buenos Aires, com atuação em linhas interprovinciais e turismo, e foi fundada em 1936, na cidade de Junín, por Francisco Dorunbosqui com o nome de Sol de Mayo. Hoje oferece serviços diferenciados, com frota moderna e veículos com variados serviços, como leito-cama, semileito, para pontos estratégicos da Grande Buenos Aires, a cidade de La Plata e parte da costa do Atlântico.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.