Ônibus registram queda de 34% no acumulado do ano até agosto

Entregas do mês passado foram quase todas referentes ao Caminho da Escola
Image

Por Automotive Business
Imagem
Divulgação

As vendas de ônibus seguem em baixa por causa das dificuldades financeiras relacionadas ao setor de transporte de passageiros em meio a pandemia. Dados divulgados na quarta-feira, 2, pela Fenabrave, apontam que o segmento continua bastante afetado pela quarentena estendida em vários municípios brasileiros, o que impacta tanto no transporte público quanto rodoviário.

No acumulado do ano até agosto, o volume de vendas fechou em 11,5 mil unidades, resultado 34% abaixo do mesmo período do ano passado, quando foram entregues mais de 17,5 mil ônibus. Segundo a entidade, este resultado está na 17ª posição histórica entre os acumulados de janeiro a agosto.

Isoladamente, agosto teve pouco mais de 1,7 chassis emplacados, uma queda de 6,1% sobre o resultado de julho, quando as vendas somaram quase 1,9 mil unidades. De acordo com a Fenabrave, o programa Caminho da Escola foi o responsável pela maior parte das vendas de ônibus no mês passado.

Para o segmento, a entidade espera que sejam vendidos pouco mais de 16,5 mil ônibus em todo ano de 2020, o que representará, se confirmado o volume, uma queda de 39,1% sobre os 27,1 mil vendidos em 2019, considerando a projeção mais recente, feita pelos concessionários no início de julho (leia aqui).