Ônibus Paraibanos

Conheça o 0214 da Real Bus

Por Ônibus Paraibanos
Imagens Paulo Rafael Viana


A Expresso Real – Real Bus – é uma tradicional cliente dos chassis Scania. Em sua frota já passaram vários modelos, tanto traseiros como dianteiros para operar as suas linhas que rodam na ligação entre João Pessoa, Campina Grande e outros municípios do agreste paraibano.

A presença de veículos com motorização dianteira da Scania na frota da empresa campinense foi bem menor que os com motorização traseira, mas sempre teve pelo menos uma unidade presente em sua frota. E um desses é o seu – por enquanto – último “cabeça de fogo”, que segue em atividade na empresa.

Fabricado na última semana de novembro de 2010 pela Marcopolo em sua fábrica na cidade de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, o último Scania com motorização traseira da Real Bus recebeu a numeração 0214 e começou as suas operações nas ligações intermunicipais da empresa em 2011.

O seu chassi é o F270 com motor DC9 12 270 de 5 cilindros em linha com 4 válvulas por cilindro, eletrônico, sistema de injeção PDE, turbocompressor, intercooler e atende a norma CONAMA P5 (nível de emissões Euro 3).

Sua cilindrada é de 9 dm³, com potência máxima de 1900 rpm: 270 hp/198 kw. Seu torque máximo é (1100/1400 rpm): 1250 nm. A caixa de marchas que o equipa é a G701, manual de seis velocidades.

A carroceria do 0214 é a do modelo Viaggio G7 900 que vem com 46 poltronas executivas, sistema de ar condicionado com saídas individuais, luzes de leitura direcionais, banheiro, porta-pacotes, copos e revistas, além de monitores de LCD.

Já ostentou três identidades visuais da Real Bus e mesmo as vésperas de completar 10 anos de operações, ele continua firme e forte e oferecendo um bom serviço nas linhas intermunicipais da empresa.

Compartilhe esta matéria
ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.