Iveco inicia entrega de 1,2 mil ônibus ao Caminho da Escola

Primeiro lote sai com 84 veículos e capacidade para 44 estudantes cada
Image

Por Automotive Business
Imagem Divulgação

A Iveco inicia a entrega de 1,2 mil ônibus que serão destinados ao Caminho da Escola, cuja venda foi anunciada em janeiro deste ano (leia aqui). O primeiro lote conta com 84 veículos do modelo ônibus escolar rural médio (ORE 2) montados sobre o chassi 10-190 e com capacidade para transportar 44 estudantes.

Os veículos foram entregues ao Ministério da Educação e serão distribuídos entre estados e municípios. A estimativa é de que os ônibus transportem cerca de 50 mil alunos em regiões rurais do País.

“Atualmente, temos cerca de 8,5 mil produtos em circulação no Brasil por meio do programa. Ficamos felizes em poder proporcionar para crianças e jovens um ônibus seguro e confortável. Para o poder público oferecemos baixo custo de manutenção aliado à durabilidade do conjunto”, destaca Márcio Querichelli, líder da Iveco para a América do Sul.

Para fornecer ao Caminho da Escola, vence a licitação a montadora que oferecer o produto com menor preço. A negociação é realizada por meio de um pregão realizado pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

O modelo de 10-190 (dez toneladas) foi projetado e desenvolvido no complexo industrial da Iveco em Sete Lagoas (MG) e conta com o dispositivo de poltrona móvel (DPM) que posiciona a poltrona do lado de fora do ônibus, permitindo que o embarque e desembarque de pessoas com mobilidade reduzida seja feito com o passageiro sentado no próprio assento. Além disso, o DPM não reduz a capacidade total de passageiros.

O chassi é equipado com motor FPT Industrial NEF 4 ID, com quatro cilindros em linha, sistema SCR e potência máxima de 190 cv. A transmissão é Eaton FS 6206B, manual de seis marchas. O veículo oferece porta-mochila no teto e rede nas costas dos assentos para acomodação do material escolar. Completam o pacote: dispositivo automático de bloqueio de diferencial, para facilitar a transposição de atoleiros, chassi com suspensão elevada e reforçada, pneus de uso misto e redução de balanço dianteiro e traseiro, além de direção hidráulica, embreagem com acionamento hidráulico e dispositivo de bloqueio de ignição com marcha engatada.