Governo do RN determina que frota de ônibus intermunicipais volte a fluxo regular em 21 de agosto

Decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado no sábado (15). Serviço foi reduzido em março por causa da pandemia do coronavírus.
Image

Por G1
Imagem
Rodrigo Gomes

As empresas que fazem o transporte intermunicipal de passageiros no Rio Grande do Norte deverão voltar a operar com a frota regular a partir do dia 21 de agosto. Isso é o que determina decreto publicado pelo governo do estado neste sábado (15). O serviço está reduzido desde março por causa da pandemia do novo coronavírus.

O texto informa que partir do dia 21 de agosto as empresas que exploram o Sistema de Transporte Coletivo Rodoviário Intermunicipal de Passageiros do Rio Grande do Norte (STIP/RN) devem retomar o fluxo regular de suas frotas, para atender toda a população, que aos poucos retorna à sua rotina.

No entanto, as operadoras do serviço devem observar as medidas estabelecidas no protocolo setorial para retomada das atividades relativas ao transporte, estabelecida em uma portaria do governo.

Durante a suspensão parcial dos serviços, somente uma empresa demitiu cerca de 120 funcionários.

Com o retorno dos horários normais das linhas que atendem à região Metropolitana de Natal, o diretor de transporte do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Rômulo Lins, alertou para o risco de superlotação nos horários de pico e orientou que a população use os horários chamados de entre picos.

“É interessante ressaltar para a população que a pandemia não acabou e, mesmo que as empresas obedeçam ao protocolo de segurança, cabe a cada pessoa ter discernimento sobre a necessidade de sair de casa. E se for sair, optar por não entrar em ônibus lotado, que todo mundo sabe é uma realidade que não é de agora”, disse.

O decreto prevê ainda que as empresas poderão apresentar ao DER um plano de redução para as linhas que ainda não apresentarem demanda, mas só podem reduzir o serviço após autorização. Embora as empresas sejam privadas, o serviço de transporte coletivo é publico e concedido à iniciativa privada.