Na retomada do sistema, ônibus articulados fazem a diferença na Unitrans

Unidades auxiliam no objetivo de evitar lotações; ônibus articulados podem comportar 24 passageiros em pé quando a bancada estiver completa.
Image

Por Ônibus Paraibanos
Imagens Marcos Filho / Paulo Rafael Viana

Os ônibus articulados estão sendo empregados com regularidade pela Unitrans na retomada do sistema em João Pessoa. As linhas 301, 510, 1500 e 5100 utilizam os veículos articulados; no caso das duas últimas, apenas em horários de pico a partir desta segunda-feira (3), como uma medida para reduzir o excesso de passageiros em circulares, de acordo com informações da Prefeitura Municipal de João Pessoa.

Deste modo, ficou definido que as linhas 5100 e 1500 passarão a rodar com veículos articulados nos horários de pico. Isso vai acontecer das 6h às 8h e das 15h às 17h. Nesse caso, serão permitidos 24 passageiros em pé.

Além disso, as unidades 07209, 07210 e 0888, mesmo tendo ultrapassado os 10 anos de uso, não serão baixadas agora. As duas primeiras até haviam parado de circular no ano passado, mas nesse momento se fizeram necessárias. A Unitrans possui oito unidades do Viale articulado, adquiridas entre 2009 e 2011.

DSC05578

As regras para esse tipo de veículo são flexíveis; enquanto nos ônibus comuns a capacidade máxima de passageiros em pé não pode passar de 12, os articulados não podem passar de 24 passageiros em pé quando a bancada – cada unidade comporta 59 passageiros sentados – estiver completa. O uso de máscaras é obrigatório no interior dos veículos, quaisquer que eles sejam.

No momento apenas as unidades da Unitrans estão em circulação nas linhas acima mencionadas. Os da São Jorge permanecem recolhidos até a empresa decidir se os usa para reforçar suas linhas. Em se considerando a experiência da Unitrans, deveria.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.