Brasília coloca mais quatro ônibus BYD 100% elétricos em operação

A recarga total das baterias dos ônibus leva quatro horas e será realizada no pátio da própria viação. 
Image

Por BYD
Imagens Divulgação

A cidade de Brasília acaba de colocar mais quatro novos ônibus BYD 100% elétricos em operação. Os veículos da Viação Piracicabana (onibus-eletricos-comecam-a-circular-nesta-segunda-29/) foram incorporados à linha de ônibus 0.108 (Rodoviária do Plano Piloto/Três Poderes). Até então a empresa possuía dois veículos movidos a bateria. Agora, com seis ônibus em operação, a viação passa a contribuir ainda mais com a redução de emissões de gases de efeito estufa, equivalendo ao plantio de 2058 árvores/ano. Cada ônibus deixa de emitir 110 ton/ano de CO2 na atmosfera.

Os ônibus em operação em Brasília são do modelo D9W da BYD carroceria Marcopolo e possuem até 250km de autonomia. Silenciosos, climatizados e com piso baixo, os ônibus oferecem mais conforto e segurança aos usuários do que um veículo convencional.

A recarga total das baterias leva quatro horas e será realizada no pátio da própria viação.  De acordo com o Instrutor de Treinamento da empresa, Jonatas Moura os motoristas recebem treinamento constante. Ele destaca o conforto ao dirigir um ônibus elétrico. “Não tem barulho, calor ou troca de marchas. Dessa forma, o motorista se cansa menos”, garante.

Os ônibus elétricos, movidos a bateria de fosfato ferro-lítio (LifePO4), representam um grande instrumento para a redução de poluentes locais e de gases causadores do efeito estufa e ainda possuem um custo operacional menor que um ônibus a diesel convencional. Além disso, o número reduzido de peças em um veículo 100% elétrico reduz drasticamente a necessidade de manutenção, proporcionando uma economia no custo operacional em comparação ao convencional à combustão.

O Diretor da divisão de ônibus da BYD Brasil, Marcello Von Schneider, fala sobre a importância das cidades na adoção de políticas verdes. “Investir em mobilidade elétrica é uma forma eficaz e de grande impacto para o meio ambiente e nos custos das empresas. Os veículos comerciais a combustão são responsáveis por um grande percentual da poluição nas cidades. Sendo assim, a substituição por uma energia limpa, não só melhora a qualidade do ar nas cidades, impactando diretamente na saúde da população, como faz com que as empresas de ônibus tenham um custo operacional menor”.

A BYD é pioneira no Brasil na fabricação de ônibus 100% elétricos movidos a bateria. Com fábrica instalada em Campinas, a linha de produção é responsável pela montagem de ônibus padron de piso alto (D9A), piso baixo (D9W), Midi Bus (D7M) e chassis 22 metros (D11B).