Em 5º dia de greve, ônibus rodam com frota prevista para o período de pandemia da Covid-19 em Natal

Rodoviários dizem que interrupção na paralisação é para mostrar que categoria quer negociar. Mas trabalhadores podem voltar a cruzar os braços na segunda-feira (29).
Image

Por G1 RN
Imagem Ayrton Freire/InterTV Cabugi

Os rodoviários estão rodando com o total de ônibus previstos para o período de pandemia da Covid-19 em Natal nesta sexta-feira (26). No entanto, segundo o sindicato da categoria, isso não representa o fim da greve. Os motoristas podem voltar a cruzar os braços na segunda (29).

“A greve está mantida. Nós optamos por sair com 100% para mostrarmos que estamos abertos a negociar. E esperamos um contato dos empresários. Caso isso não ocorra, na segunda-feira voltamos normalmente à greve. Estamos mostrando que queremos conversar. Queremos que isso acabe o mais rápido possível, porque é ruim para a categoria, para a população, para todo mundo”, afirmou Robério Pinto, diretor do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários (Sintro).

A movimentação dos motoristas e cobradores de ônibus de Natal começou na segunda-feira (22). O Sintro diz que, inicialmente, eram 10 ônibus circulando na cidade, por causa da greve. Assim a situação seguiu na terça e na quarta, o que gerou aglomerações nas paradas e lotações nos veículos do transporte alternativo.

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) autorizou os permissionários do transporte alternativo, veículos do serviço escolar e táxis da Grande Natal a operarem no mesmo itinerário das linhas dos ônibus urbanos, para tentar desafogar o sistama. Mas as lotações continuaram.

Após decisão judicial favorável ao próprio Sintro, o quarto dia de greve de ônibus começou com quase 100 veículos circulando nas ruas, nesta quinta-feira (25). A situação era essa até o amanhecer da sexta (26).