Marcopolo BioSafe apresenta sistema com luz ultravioleta para desinfecção de ar-condicionado

Iniciativa Marcopolo Biosafe e Valeo possui ação antimicrobiana que melhora a qualidade do ar em circulação no interior dos ônibus
Image

Por Secco Consultoria de Comunicação
Imagem Gelson Mello da Costa

Focada no desenvolvimento imediato de soluções que proporcionem, ao mesmo tempo, a mobilidade das pessoas, com a preservação da saúde e segurança dos usuários do transporte coletivo, e promovam a retomada deste importante segmento, fortemente impactado em razão da pandemia de covid-19, a Marcopolo, em parceria com a Valeo Thermal Bus Systems, desenvolveu um sistema de ar-condicionado com luz ultravioleta para ônibus que possui ação antimicrobiana auxiliando na desinfecção e na qualidade do ar em circulação nos veículos da marca.

17062020 Marcopolo BioSafe 5 scaled

A nova solução da Marcopolo BioSafe possui um dispositivo de luz ultravioleta integrado ao sistema convencional de circulação de ar do equipamento, podendo promover a biossegurança no transporte coletivo, considerando a pandemia de covid-19. A radiação UV-C emitida, devido à sua potência e ação antimicrobiana, promove a desinfecção do ar e superfícies do aparelho, sendo eficaz na inativação do material genético de vírus e células bacterianas esporuladas, que possuem maior resistência inata em relação a diversos agentes infecciosos virais envelopados, algumas mais resistentes do que o novo coronavírus. Ensaio realizado pelo Laboratório de Microbiologia Clínica da Universidade de Caxias do Sul, e que contou com a colaboração da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM nas atividades de medição da potência das lâmpadas, avaliou a eficácia antimicrobiana da radiação ultravioleta instalada no ar-condicionado do ônibus. De acordo com o resultado, a taxa de eficiência alcançou mais de 99%. (Laudo disponível em: https://bit.ly/MarcopoloLaudoUVC).

Segundo Luciano Resner, diretor de engenharia da Marcopolo, a radiação UV-C gerada através de lâmpadas e potencializada pela vazão de ar do ar-condicionado, desinfecta o ar e superfícies. “Mesmo considerando o baixo poder de penetração da luz UV-C, sua ação tem aplicação na destruição de micro-organismos suspensos no ar e na inativação de parte destes em superfícies e objetos. A sustentação da eficácia da radiação também está diretamente ligada às condições ambientais, grau de sujidade, matéria orgânica e inorgânica, e da higienização do interior do ônibus”, esclarece acrescentando que não há exposição direta dos passageiros à luz. O executivo afirma ainda que com a combinação da taxa de renovação do ar do equipamento de ar-condicionado, mais o uso de radiação UV-C no sistema e a adoção de todos os cuidados de limpeza, a probabilidade do vírus circular no ônibus é praticamente nula.

O novo sistema de ar-condicionado com luz UV-C, cujas lâmpadas têm vida útil de aproximadamente 8.000 horas, será vendido como um opcional com instrução de instalação no módulo do ar-condicionado. O equipamento estará disponível para clientes dos mercados brasileiro e internacional, tanto para ônibus novos quanto para veículos em operação, devendo ser realizada consulta de disponibilidade para cada modelo específico.

Ambiente limpo e seguro

“É importante destacar que uma análise preliminar da qualidade microbiológica do ar no interior do ônibus com o ar-condicionado ligado, demonstrou condições ótimas do ar (valor entre 15 UFC, na parte de trás, e 164UFC/45 minutos na parte próxima à porta de acesso). Este resultado, se identificado em um ambiente crítico, como os serviços de saúde, seria comparável aos limites classificados como ótimos para enfermarias (0 a 450UFC/dm2/h)”, destaca Resner. Valores bem abaixo dos limites estipulados para o Brasil pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que determina que o padrão referencial de qualidade do ar interior em ambientes climatizados de uso público e coletivo, não deve ultrapassar o valor máximo de 750 UFC/m³ (unidades formadoras de colônias por metro cúbico) de fungos para a contaminação microbiológica.

03062020 Marcopolo BioSafe 1 1 scaled

Como referência, para ambientes considerados especiais ou críticos, como os serviços de saúde, foram padronizados limites máximos de UFC (unidade formadoras de colônias) por amostragem passiva e não ativa.  Esses limites foram classificados em ótimo, aceitável e inaceitável conforme tabela abaixo.

 Ótimo

(UFC/dm2/h)

Aceitável

(UFC/dm2/h)

Inaceitável

(UFC/dm2/h)

Enfermarias0 a 450 451 a 750Acima de 750
Farmácia0 a 100101 a 180Acima de 180
Sala asséptica0 a 5051 a 90Acima de 90
Sala cirúrgica em repouso0 a 45 a 8Acima de 8
Sala cirúrgica em atividade0 a 6061 a 90Acima de 90

Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.