Eu era assim, estou assim: 0440/04201 da Mandacaruense

Torino GV, que também já pertenceu a Naldo Bus, hoje é de um particular.
Image

Por Ônibus Paraibanos
Imagens Acervo histórico Paraíba Bus Team / Gabriel Cabral / Walky Martins / Sérgio Aparecido Lopes / Kristofer Oliveira
Vídeo Gabriel Cabral

Em 1° de dezembro de 1997, começavam a circular na capital paraibana 12 ônibus de configuração diferenciada dos demais que circulavam no sistema pessoense de transporte urbano, reinaugurando o serviço opcional lançado nos anos 1970, mas parado por mais de 10 anos.

Os ônibus opcionais possuíam assentos acolchoados e reclináveis (como os de ônibus rodoviários), frigobar, televisor e video cassete, além de apresentarem uma tarifa 10 centavos mais alta do que os ônibus convencionais. Vale salientar que os produtos que eram vendidos no frigobar não estavam inclusos no preço da passagem. Os veículos contavam com 45 assentos, todos com presença de cintos de segurança. No transporte opcional, nenhum usuário poderia andar em pé e não eram admitidas gratuidades. Os carros rodavam de segunda à sexta das 6h às 18h (em algumas linhas) e das 10h às 18:30h (em outras linhas); nos sábados das 6h às 13:30; e nos domingos e feriados esses carros ficavam recolhidos nas garagens.

Na Mandacaruense, a linha que possuía o serviço opcional era a 505-Bairro dos Ipês e a empresa adquiriu uma unidade do Marcopolo Torino GV com o chassi Mercedes-Benz OF-1620 para operar o serviço, assim como as demais empresas que operavam o serviço.

DSC03063 1

Esse GV, que recebera o prefixo 04201, não rodou por muitos anos com a pintura padrão do serviço opcional, logo recebendo a identidade visual que a Mandacaruense utilizava a época, além de ser reprefixado como 0440, numeração anteriormente atribuída a um Nielson Urbanus com chassi Mercedes-Benz OF-1315.

Saiu da frota em 2008, dando lugar em 2009 a um outro Torino do modelo 2007 montado sobre o chassi OF-1722 que ficou até o último dia de operação da empresa, sendo herdado pela Marcos da Silva 1, onde atualmente é o 09040.

E o que foi feito dele?

A Naldo Bus, empresa de turismo de Cabedelo, o comprou e por muitos anos serviu aos fretamentos e serviços escolares da empresa. rodando inclusive para a Prefeitura de Cabedelo. O seu prefixo na Naldo Bus era 2603.

2603 Naldo Bus

Anos depois, foi adquirido por um particular, o Sr. Mauri, que realiza fretamento e turismo com o antigo 0440 da Mandacaruense. Atualmente ele faz transporte de funcionários para uma empresa de zeladoria.

O Sr. Mauri procura conservar bastante o Torino, inclusive mantendo algumas características do tempo de Mandacaruense, como o prefixo na tampa da vista e um adesivo de “não fume” da extinta empresa em uma das janelas do veículo.

Ainda pode ser visto em alguns lugares da carroceria pontos com a cor vermelha da Mandacaruense sobre a pintura branca aplicada após a saída da empresa.

Nós do Ônibus Paraibanos parabenizamos o Sr. Mauri por conservar esse veículo que já teve a sua importância no transporte coletivo pessoense e que o conserve assim por muitos anos.