Transporte semiurbano volta a operar com 100% da frota na próxima segunda-feira (8) no Maranhão

Por G1
Imagem Divulgação

A Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) publicou a Portaria nº 284/2020 determinando a circulação de 100% da frota do sistema de transporte coletivo semiurbano a partir da próxima segunda-feira (8). A portaria estabelece ainda que os passageiros devem utilizar máscaras de proteção e que as viagens sigam somente com passageiros sentados. O sistema de transporte coletivo intermunicipal semiurbano abrange os municípios de São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa.

As empresas que operam no sistema de transporte semiurbano devem, também, manter e intensificar todos os procedimentos de prevenção ao Covid -19 estabelecidos pela MOB na Portaria nº 250/2020, onde se destaca a necessidade de higienização dos veículos com água e sabão e/ou álcool a 70%, nas superfícies que são tocadas com mais frequência, como barras, assentos, portas, antes de cada viagem.

“Com a volta de algumas atividades comerciais, o número de pessoas circulando no sistema de transporte semiurbano aumentou e a determinação da operação de 100% da frota objetiva maior disponibilidade de ônibus para a população e com isso menos aglomeração dentro dos ônibus, permitindo que sejam cumpridas as regras da Portaria 284/2020 da MOB”, esclareceu Lawrence Melo, presidente da MOB.

Higienização e fiscalização

O transporte aquaviário de passageiros também segue os protocolos de prevenção ao coronavírus de acordo com a Portaria nº 250/2020 da MOB.

As empresas que operam os ferryboats realizam a pulverização das embarcações com produtos saneantes a cada viagem, onde é feita ainda a limpeza dos assentos e corrimões com água e sabão.

Já nos terminais de integração de São Luís, a MOB em conjunto com a Superintendência de Vigilância Sanitária (Suvisa/SES), Polícia Militar do Maranhão e Corpo de Bombeiros continua com as fiscalizações. Nesta quinta-feira (4), os agentes estiveram nos terminais de integração dos bairros da Cohab e do São Cristóvão.

Durante a ação foi realizado trabalho de conscientização sobre a importância e obrigatoriedade do uso de máscara de proteção e da necessidade de evitar a superlotação no transporte coletivo. Também foi verificado o processo de higienização dos ônibus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.
Senior da Nacional de Luxo Os primeiros Jum Buss 360 da Gontijo Repasses de Busscar da UTIL para a Brisa Ideale 1440 da Paraíba Turismo Paradiso DD da Itabus Ideale da VIX Logística Paradiso DD da Fabbitur Paradiso DD da Martinele Transportes Ideale da Tursan Turismo Comil Svelto da Viper Transportes